Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Pedro Maciel Guimaraes Junior (Unicamp)

Minicurrículo

    Professor do Departamento de Cinema (Instituto de Artes/Unicamp) e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios. Mestre e doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e pós-doutor pela ECA-USP. Publicou o livro Créer ensemble : la poétique de la collaboration dans le cinéma de Manoel de Oliveira (EUE, Sarrebruck, 2010).

Ficha do Trabalho

Título

    Arqueologia do gesto : proposta de estudo “atoral”

Seminário

    Corpo, gesto, performance e mise en scène

Resumo

    Essa comunicação parte de uma investigação do gesto do ator como lugar de significados e ideologias. O corpo do ator, e principalmente seu programa gestual, sempre foi encarado como o local de manifestação do trabalho estético do intérprete, seja ele no teatro, no cinema ou na televisão. O gesto, assim como o corpo, é portanto instrumento e produto da estética “atoral”. Partindo de um texto de Christophe Damour, propomos o termo “arqueologia do gesto” como uma maneira de situar a atuação gestual dentro da perspectiva da cultura e da relação com os meios de representação pictóricos e teatrais. Busca-se investigar como um gesto “sobrevive” ao tempo e aos diferentes meios de representação e chega ao cinema carregado de significados e matrizes formais estabelecidos anteriormente.

Resumo expandido

    No artigo “La deploration, de Sarah Bernardt a Al Pacino, permanence et migration d’une posture codifié (arts visuels, théâtre et cinema)”, o pesquisador francês Christophe Damour propõe uma enquete iconográfica do gesto do desespero ou lamentação (mãos na cabeça formando um triangulo com relação ao peito; torso, pescoço e cabeça levemente pendidos para trás). Trata-se de uma análise comparativa e genealógica das “sobrevivências” da imagem gestual da lamentação (Didi-Huberman relendo Aby Warburg) que se manifestam na pintura, no teatro, nas artes visuais e até no fotojornalismo. O ponto de partida são os filmes de cinema e Damour faz uma volta ao tempo para buscar as matrizes formais desse gesto que levaram atores de diversas fases do cinema a recorrerem a uma forma preestabelecida, “o gesto codificado e estilizado” para expressar o sentimento que varia entre o desespero, a comoção e o pathos. Damour vai de uma fotografia da representação de Tosca, por Sarah Bernardt, feita por Nadal (1887) até a cena final de O Poderoso Chefão 3 (Coppola, 1990), centrada na figura de Al Pacino. Ambos os atores adotam a postura visual da lamentação. Tendo essa matriz formal como parâmetro, Damour elenca uma série de implicações estéticas e narrativas do fato de se recuperar uma forma gestual através dos tempos.

    A partir do texto de Damour, questionaremos a importância do gesto eloquente (Roberta E. Pearson) como local de expressividade do trabalho do ator. Para Para Christian Viviani, o gesto eloquente é aquele que se substitui à palavra para tornar inteligível um estado de espirito consciente ou inconsciente. Propomos o termo de “arqueologia do gesto” pois tal metodologia de pesquisa prevê um recuo na história das formas plásticas e narrativas para pensar como o gesto da lamentação passeia por obras pictóricas, teatrais ou cinematográficas. Um “gesto codificado no teatro clássico” que faz figura de “postura matriz” (Damour) e sofre assim variações formais dependendo do meio e do estilo de cada representação, a despeito de manter constantes formais. Para Damour, trata-se de “estudar a permanência de certas genealogias figurativas e o retorno recorrente de estereótipos visuais para contribuir à história do estilo e do método das formas atorais e técnicas do jogo do ator no cinema”.

    O estudo histórico do programa gestual do ator prevê também a discussão entre a teatralidade e a plasticidade. Se o gesto pode ser estudado é por que existe um congelamento temporal da postura ainda que ínfimo e variável de acordo com as épocas e obras. A dicotomia entre “petrificação e jogo, escultura e teatro, alegoria e narrativa” (Dupont) é fundadora do estudo gestual e estará no campo de investigação da “arqueologia do gesto”. Prolongando as questões do “quadro vivo” de Diderot, veremos como o gesto congela a expressão mantendo-se assim expressivo e significante, mesmo fora do movimento.

Bibliografia

    DAMOUR Christophe. “La deploration, de Sarah Bernardt a Al Pacino, permanence et migration d’une posture codifié (arts visuels, théâtre et cinema)”. In CARDINAL Serge (org.). Cinémas, L’acteur entre les arts et les médias, vol. 25, no 1, outono 2014.

    DIDEROT Denis. La poésie dramatique. Oeuvres completes, vol. 7. Paris : Granier Frères, 1857.

    DUPONT Florence. Os Monstros de Sêneca. Paris : Belin, 1995.

    PEARSON Roberta E. Eloquent gestures : the transformation of performance style in the Griffith Biograph films. Berkeley : University of California Press, 1992

    VIVIANI Christian. L’acteur de cinema, le magique et le vrai. Aix en Provence : Rouge Profonde, 2015.