Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Salete Paulina Machado Sirino (UNESPAR/FAP)

Minicurrículo

    Doutora e Mestre em Letras pela UNIOESTE, Mestre em Educação pela UEPG. Docente do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção, da UNESPAR/FAP. Coordena a Linha de Pesquisa Cinema Brasileiro: da criação à difusão. Roteirista e diretora de Travessias (2015), co-diretora de A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças (2012), de Jackson Antunes, diretora de produção de Curitiba Zero Grau (2010), de Eloi Pires Ferreira.

Ficha do Trabalho

Título

    Cinema Brasileiro na Escola: formação de professores

Seminário

    Cinema e educação

Resumo

    Este estudo aborda sobre o Projeto de Extensão Cinema Brasileiro na Escola, realizado entre 2013 e 2014, vinculado ao Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras da SETI/PR, realizado numa parceria entre UNESPAR/FAP e SEED-NRE-Curitiba, que teve por finalidade a capacitação de professores para o uso do Cinema Brasileiro no Ensino Fundamental e Médio. Este projeto teve entre seus resultados a publicação do livro Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa, com coordenação editorial realizada pela autora deste texto, com prefácio e revisão de José Carlos Avellar. No contexto da Lei 13006/2014, o mencionado projeto de extensão e o livro dele resultante se apresentam como uma possibilidade – dentre as diversas – da prática desta Lei, que, no contexto escolar, carece de investimento contínuo em formação de professores.

Resumo expandido

    No intuito de apresentar uma possibilidade – dentre as diversas – da prática da Lei 13006/2014, que determina a inserção de, no mínimo, duas horas mensais de produção audiovisual nacional como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola da Educação Básica, e entendendo que há uma carência de investimento contínuo em formação de professores para o uso educativo do Cinema Brasileiro, o Projeto de Extensão Cinema Brasileiro na Escola, realizado entre julho de 2013 e agosto de 2014, vinculado ao Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras da SETI/PR, realizado numa parceria entre UNESPAR/Campus de Curitiba II / FAP e SEED-NRE-Curitiba, buscou capacitar professores para o uso do Cinema Brasileiro no Ensino Fundamental e Médio, com atuação em escolas do NRE-Curitiba. Dentre os resultados do projeto, está a publicação do livro Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa (2014), com coordenação editorial realizada pela autora deste texto, com prefácio e revisão de José Carlos Avellar. Nesse sentido, o presente estudo retoma os principais objetivos alcançados com o projeto, a fim de contribuir com futuras pesquisas e ações que visem a capacitação do professor para o uso do Cinema Brasileiro na Escola.
    Este projeto de extensão que contou com a participação de seis bolsistas – quatro graduandos e duas graduadas do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo da UNESPAR/FAP –, num primeiro momento, considerando os oito primeiros encontros – 40 horas/aula – objetivou a sistematização da produção de conhecimento sobre o Cinema Brasileiro, a partir do viés histórico, abordando sobre a trajetória de seus principais movimentos, sempre atrelados aos contextos sociais nos quais estavam inscritos, dando ênfase à relação produção-distribuição-exibição, no sentido de olhar criticamente o lugar do Cinema Brasileiro. Desta forma, os planos de ensino, foram elaborados sob este prisma. Já a segunda etapa, envolveu a seleção e análises de filmes nacionais a serem trabalhados nos oito encontros seguintes – 40 horas/aula –, com foco em análises de filmes nacionais, de forma a evidenciar os aspectos de construção do discurso fílmico – roteiro, direção, produção, fotografia, arte, montagem, som – como inerentes à produção de significados artísticos, estéticos, ideológicos em sua relação com o espectador. Tal pressuposto de análise, sob a premissa didático-pedagógica, buscou desvelar os objetivos de significação por trás de cada elemento da composição do discurso fílmico. Na sequência houve a realização da terceira etapa do plano pedagógico do Projeto de Extensão Cinema Brasileiro na Escola, a qual compreendeu a práxis docente, a aplicabilidade por parte dos professores da rede estadual de ensino, que participaram das etapas anteriores, em escolas da cidade de Curitiba. Por fim, a quarta etapa do plano pedagógico deste Projeto de Extensão resultou na realização do Seminário Cinema Brasileiro na Escola, com o lançamento do livro Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa, organizado por Salete Machado Sirino e Fábio Luciano Francener Pinheiro, prefaciado por José Carlos Avellar, onde além da apresentação por parte dos bolsistas dos capítulos de suas autorias que compõem o livro, os Professores de Artes e de Língua Portuguesa, participantes desta capacitação pedagógica, apresentaram, aos demais professores presentes, uma síntese sobre suas participações abordando desde o seu encontro com o curso, a participação nas aulas até a prática de ensino do Cinema Brasileiro em suas escolas.
    Este projeto propiciou um espaço de trocas de conhecimentos e debates, uma vez que os bolsistas detinham o conhecimento teórico acerca dos temas e puderam ter a experiência didática por meio da apreensão de técnicas metodológicas e uma possibilidade de apreensão de saberes sobre cinema para os professores que participaram desta capacitação, o que resultou em um encontro pertinente para o ensino do Cinema Brasileiro.

Bibliografia

    BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. São Paulo: Editora Autores Associados, 2001.
    FRESQUET, Adriana (Organização). Cinema e Educação a lei 13.006: Reflexões, perspectivas e propostas. Universo Produção. 2014.
    HALL, STUART. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad.: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Loura. 9 Edição. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004.
    SIRINO, Salete Paulina Machado. Cinema Brasileiro: o Cinema Nacional produzido a partir da Literatura Brasileira e uma reflexão sobre suas possibilidades educativas. Dissertação de Mestrado. UEPG: Ponta Grossa, 2004.
    SIRINO, Salete Paulina Machado; PINHEIRO, Fábio Luciano Francener (Organizadores). Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa. Curitiba: UNESPAR, 2014.
    SIRINO, Salete Paulina Machado Sirino. Cinema e Educação: pensando em uma proposta de ensino para o Cinema Brasileiro. In: Revista ECOS. Literaturas e Linguísticas. Cáceres: UNEMAT Editora, 2013.