Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Renata Faria dos Santos (CEFET/UFRJ)

Minicurrículo

    Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção (UENF). MBA em Gestão de Recursos Humanos (ESAB) e em Planejamento, Implementação e Gestão de educação à distância (UFF). Graduada em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora do curso de Administração no CEFET-Valença/RJ e pesquisadora sobre Economia Criativa e as políticas públicas para os setores de exibição e distribuição do cinema no Brasil e Portugal.

Ficha do Trabalho

Título

    PERSPECTIVAS DA EXIBIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E PORTUGAL

Seminário

    Cinemas em português: aproximações – relações

Resumo

    O crescimento da indústria cinematográfica é marcado por transformações constantes, em um processo de produção cada vez mais complexo que necessita de maior entendimento sobre a forma de organização de seus arranjos, bem como as principais estratégias desenvolvidas para o setor. Percebe-se que desenvolver estes arranjos, independentemente de sua situação econômica, pode favorecer uma maior interação entre os atores envolvidos, estimulando assim, a troca de conhecimento entre as empresas do setor, e influenciando diretamente o desenvolvimento econômico.

Resumo expandido

    A evolução do cinema passou por diversas transformações ao longo das décadas, sendo marcada por constantes mudanças em seu processo de produção, distribuição e exibição. Devido ao aumento da concorrência e as novas exigências do mercado, os setores de distribuição e exibição tornaram-se mais complexos, necessitando de um maior entendimento sobre suas formas de organização e gestão, para que possam traçar estratégias para manterem-se competitivos no mercado.
    Ao analisarmos os dados qualitativos e quantitativos referentes ao Brasil e a Portugal, percebe-se que ambos apresentaram no ano de 2015 resultados positivos, tanto em número de espectadores quanto em receita, portanto, verifica-se que a preferência do público ainda é por filmes norte-americanos, o que dificulta o desenvolvimento dos pequenos cinemas nacionais e da generalidade dos cinemas periféricos.
    Assim, este artigo tem como objetivo desenvolver um referencial sobre o termo “arranjo institucional”, a fim de apresentar embasamento teórico que possibilite uma análise sobre os setores de distribuição e exibição do cinema, além de demonstrar a atual realidade e as principais políticas públicas desenvolvidas para esses setores, tanto no Brasil quanto em Portugal.
    Visa ainda, analisar a forma de organização das empresas distribuidoras e exibidoras do cinema nos dois países, buscando levantar: seus principais concorrentes; fatia de mercado; dificuldades do setor; suas principais estratégias competitivas de gestão; incentivos do governo para o setor; e os principais resultados alcançados.
    Esta proposta se justifica, pois, a partir de um melhor entendimento de como é a dinâmica dos arranjos do audiovisual no Brasil e em Portugal, serão levantadas ações e políticas de incentivos utilizadas pelos dois países, a fim de demonstrar quais são principais forças e fraquezas encontradas por cada um, e qual a contribuição que cada experiência pode trazer no combate às dificuldades das organizações destes setores.

Bibliografia

    ANCINE. Anuário estatístico do cinema brasileiro. 2016. Disponível em: http://oca.ancine.gov.br/. Acesso em: 23/03/2016.
    FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 21, p. 211-259, jun. 2000.
    GATTI, André. Cineclube. In: RAMOS, Fernão; MIRANDA, Luiz Felipe (Org). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 1997, p.128-130.
    ICA. Exibição e distribuição. 2014. Disponível em: http://www.ica-ip.pt/pt/downloads/exibicao-e-distribuicao. Acesso em: 20/03/2016.
    LEITE, Sidney Ferreira. A formação do cinema no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2005.
    TREVISAN, A.P.; BELLEN, H, M. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro 42(3): 529-50, maio/jun. 2008.