Seminários Temáticos para o biênio 2017-2019

Teorias e análises da direção de fotografia

Resumo

    O objetivo deste Seminário Temático é reunir trabalhos que reflitam sobre a direção de fotografia na construção audiovisual e que façam esforço no sentido de identificar uma teoria que emana das obras e práticas da cinematografia. Propõe o agrupamento de investigações sobre diferentes variantes da expressão de fotógrafos e fotógrafas: 1) pelo caminho dos saberes e fazeres – a partir das técnicas e ferramentas utilizadas; 2) o evidenciamento de elementos plásticos e estéticos, por meio da análise fílmica; e 3) pesquisas dedicadas à trajetória de profissionais da cinematografia. Dotada de recursos como a câmera e a luz, tal departamento se consolida tanto como um espaço profícuo de criatividade e expressão quanto de geração de investimentos teórico-metodológicos que permitem reflexão. A ideia, portanto, é promover um lugar de encontros e diálogos que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas analíticas apropriadas ao estudo da direção de fotografia.

Resumo expandido

    Nos encontros da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual sempre estiveram presentes trabalhos dedicados à direção de fotografia. Primeiramente relacionados a áreas afins, como parte de investigações centradas em outros objetos da construção audiovisual; depois, reunidos em mesas pré-constituídas mais específicas que, aos poucos, estimularam a ideia de criar um espaço próprio de discussão. O contexto que envolve a cinematografia no histórico da SOCINE reflete o quadro desenhado no espaço acadêmico de um modo geral: cada vez mais, a direção de fotografia reivindica sua condição de campo de estudo, sem perder de vista, obviamente, suas conexões com os demais. Analisar tal movimentação permitiu, ainda, compreender que as pesquisas têm se concentrado sobre três eixos, sobre os quais está alicerçada a proposta deste Seminário Temático.
    No que diz respeito ao primeiro deles, o estudo da direção de fotografia parte da abordagem sobre os recursos técnicos colocados a serviço do filme. Movimentos de câmera, recursos de iluminação, tecnologias de captação e processamento da imagem, entre outros. Esta linha permite evidenciar a forma de expressão da direção de fotografia por meio dos instrumentos utilizados, servindo como porta de entrada para a apreciação do processo criativo da cinematografia. Nesse sentido, teoria e prática se encontram numa colaboração mútua de troca. Ora a experiência prática serve como objeto da construção de pensamento; ora a própria técnica imprime a sua elaboração criativa. Os estudos dedicados à instrumentalidade acabam por revelar uma teoria ferramental.
    Quanto ao segundo eixo, as buscas estão centradas no recurso da análise fílmica. Conferindo atenção à plasticidade, esse recurso dá acesso à cinematografia a partir das formas, da reprodução das cores, dos sentidos buscados pelo uso de luzes e sombras. Explorações dessa natureza acabam por situar a expressão fotográfica numa busca pela ontologia da imagem no cinema justamente por procurar entender a sua natureza a partir do que está plasmado na tela, ampliando a análise para além dos meios e técnicas utilizados e possibilitando um aprofundamento teórico que dialogue com os diferentes ramos do conhecimento humano: teoria do cinema, filosofia, sociologia, antropologia visual. Nos estudos dessa natureza, as teorias clássicas estão a serviço da elaboração de uma teorização específica dedicada à direção de fotografia.
    Por fim, a terceira perspectiva leva em consideração a importância do destaque das trajetórias de fotógrafos e fotógrafas de distintas e variadas conformações estéticas. Ao considerar a diretriz histórica, as investigações com esse caráter possibilitam o acesso a teorias que derivam de diferentes formas de expressão de cinematografia, em diferentes lugares e condições sócio-históricas. Mais que isso, a contemplação dos percursos profissionais enseja o modelamento de teorias implícitas no conjunto de obras produzidas ao longo de uma carreira. Elaborações conceituais que, muitas vezes, extrapolam a tela para outros espaços da manifestação do pensamento, como os livros, as entrevistas, os documentários e documentos referentes aos filmes e processos criativos.
    Alicerçado nesses três eixos, este Seminário Temático objetiva atrair investidas científicas dedicadas tanto à ficção quanto ao documentário, em seus diferentes suportes e formas de exibição. A pretensão é agrupar pesquisas, visando no futuro a constituição de redes de pesquisadores, que cooperem com o desenvolvimento de um arcabouço teórico e metodológico adequado à análise da direção de fotografia na contemporaneidade.

Bibliografia

    ALLONES, Fabrice Revault d’. La Lumière au Cinéma. Éditions Cahiers du Cinéma: Paris, 1991.
    BERGERY, Benjamin. Reflections: twenty-one cinematographers at work. Los Angeles: A S C Holding Corp, 2002.
    BROWN, Blain. Cinematografia – Teoria e Prática: Produção de Imagens para Cineastas e Diretores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
    ETTEDGUI, Peter. Directores de fotografía. México d.f.: Editorial Océano, S.L., 2002.
    KEATING, Patrick (Org.). Cinematography. Londres: I.B.Tauris, 2014.
    KRASILOVSKY, Alexis. Women behind the camera: conversations with camerawomen. Westport, CT: Praeger Publishers, 1997.
    LOISELEUX, Jacques. La luz en el cine – Cómo se ilumina con palavras. Cómo se escribe con la luz. Barcelona: Paidós, 2005.
    ROUSSELOT, Philippe. La Sagesse du Chef Opérateur. Paris: J. C. Béhar, 2013.

Coordenadores

    Marina Cavalcanti Tedesco
    Rogério Luiz Silva de Oliveira
    Bertrand de Souza Lira