10/11 – Terça-feira – 19h

História e Memória Em Documentários Feministas: Realismo, Pós-Modernismo e Psicanálise

Mariana Nicotera de Souza

Proponho uma análise de documentários feministas lançados nas últimas duas décadas dentro do quadro teórico da teoria feminista de documentário sob 3 lentes: dos debates realistas/antirrealistas dos anos 1970,da historiografia, e da psicanálise. Contextualizo as abordagens desses documentários feministas em relação aos debates realistas/antirrealistas dos anos 1970 onde aponto para uma teoria que faça uma reapropriação da abordagem dualista e simplista encontrada na maioria dos trabalhos sobre documentários. Também investigo possíveis funções ideológicas das narrativas históricas, e aponto como os projetos de reconstrução do passado podem implicar desejos políticos feministas do presente. Identifico a intersecção psicológica de eventos passados e presentes mediados pela memória e outros processos psicológicos, mediado pelo próprio texto do documentário. No encontro entre o diretor e o(s) objeto(s) do filme, pretendo explorar simultaneamente a natureza concreta e abstrata do passado recuperado.

Link da live: https://youtu.be/bIBgCEVr9j4

 

11/11 – Quarta-feira – 19h

Política pública de produção audiovisual para criança e adolescente: o papel da tevê brasileira

Marcus Tavares / Regina de Assis/ Marcos Ozorio

Nos últimos 20 anos, observa-se um declínio da produção de audiovisual voltada para crianças e adolescentes no Brasil. A área é marcada, com raras exceções, por iniciativas e ações pontuais tanto das tevês comerciais quanto das educativas, públicas e estatais. Há várias explicações para este cenário que vão da falta de comprometimento do Estado e do mercado ao não reconhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes de terem acesso a uma mídia de qualidade. O debate não é antigo, mas ainda requer visibilidade, conscientização e garantias práticas para além dos discursos políticos, empresariais e acadêmicos. A conversa proposta visa, portanto, ampliar o diálogo e estabelecer novas reflexões, iniciativas e parcerias. Participam da discussão a consultora em Educação e Mídia, professora Dra. Regina de Assis, o professor e Me. Marcos Ozorio e o jornalista e professor Dr. Marcus Tavares.

Link da live: https://youtu.be/BLmyrmAfp_I

 

12/11 – Quinta-feira – 19h

Cineastas e imagens dos povos – de Cabra Marcado para morrer a Martírio

Leandro Saraiva

A proposta comparativa pretende analisar Martírio (Vincent Carelli, 2017)  à luz de questões suscitadas por  Cabra Marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984). O foco principal é o cotejo entre as formas de objetivação, na forma do filme, da posição do realizador frente ao processo documentado: Cabra se faz a partir da fragmentação das trajetórias, e do isolamento profissional do realizador, enquanto Martírio tem como base o projeto coletivo, histórico-profético, dos Guarani Kaiowá.

Link da live:  https://youtu.be/8ywCt22D4TE

 

13/11 – Sexta-feira – 19h

O Rosto do ator e a máscara teatral – dialogo entre YAMPOLSY e os teóricos do teatro

Guryva Cordeiro Portela

Com efeitos despersonalizantes a máscara ignora o eu do ator, ignora a vaidade e exige que ele se dissipe de seus falsetes, debruçando-se na expressividade da técnica e abandonando falácias realistas. Para o ator do teatro esta perspectiva é muito clara, manifestando-se em técnicas de várias escolas de atuação e culturas. Já para a construção do ator no cinema, a forma que foi solidificada nos estilos de filmes do eixo Europa-Hollywood não permite, ou não aparenta permitir, a existência dessa técnica do jogo da máscara teatral.

Nesse sentido, esta comunicação pretende discutir e evidenciar a necessidade de uma compreensão mais apurada sobre as técnicas de atuação cinematográficas em relação as técnicas teatrais. Para ampliar esse debate, proponho o pensamento de Mikhail Yampolsky em seu livro Mask face and machine face (1988), em paralelo às técnicas do eixo asiático Kabuki e Noh, e os autores teatrais basilares, entre eles, Meyerhold, Dario Fo.

Link da live: https://youtu.be/ySnig2WexRo

Programação da semana (10/11 – 13/11)

Category: Notícias
17 views