21/10 – Quarta-feira – 19h

Educação e Cinema no Brasil

Diogo José Bezerra dos Santos / Ana Karla Tzortzato Almeida

Apresentaremos dados da produção acadêmica brasileira sobre cinema realizada em Programas de Pós-Graduação em Educação nos últimos 40 anos. Em um segundo momento, conversaremos sobre aspectos da relação entre a educação brasileira e o cinema. Estreitaremos a discussão percorrendo recortes históricos, tomando por base os momentos em que a utilização do cinema, pela educação, foi objeto de política pública oficial, como a Reforma Fernando de Azevedo, no Distrito Federal, em 1927; a criação do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), em 1937; e a Lei 13.006 de 2014, que ficou conhecida como a Lei do Cinema.

Link da live: https://youtu.be/VfTQqojY7NY

 

22/10 – Quinta-feira – 19h

Uma leitura reversa sobre The Silver and the Cross, vídeoinstalação de Harun Farocki para a exposição Princípio Potosí (2010)

Ana Daniela de Souza Gillone / Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos

Harun Farocki recorta e reconstrói admiravelmente o quadro Descripción del Cerro rico e Imperial Villa de Potosí (1758), do boliviano Gaspar Miguel de Berrío, na sua videoinstalação The Silver and the Cross. O artista refaz a superfície da pintura como o território de um novo sistema mundial baseado na lógica da acumulação e do assassinato. Os recortes tornam mais impactantes as imagens pintadas de montanhas, lago, ruas, casas, colonizadores, mitayos e trabalhadores em geral, buscando tecer com a voz off um discurso arqueológico. Apesar de ser um trabalho visual memorável, o texto recria um Farocki “consciente” que denuncia os componentes simbólicos opressores do quadro de Berrío, o pintor americano a soldo dos opressores. De modo que uma visão ainda colonizadora permanece. Propomos uma leitura reversa dessa relação entre o alemão e o boliviano, com o objetivo de fazer uma narrativa que seja um basta a este tipo de imagem que os europeus ainda têm a coragem de criar sobre nós.

Link da live: https://youtu.be/9Y-Fe6n_sgs

 

23/10 – Sexta-feira – 19h

A fisionomia da metrópole no cinema de curta-metragem

Richard dos Anjos Tavares / Camila Alberti Bellaver / Jeferson Silva / Renato de Novaes Oliveira

Trata-se de um debate virtual sobre  cinema e urbanismo. Explorando a imagem das cidades nos filmes brasileiros de curta duração, a fisionomia da metrópole moderna no cinema brasileiro contemporâneo estará em pauta. De que forma os espaços das cidades são descritos e narrados pelas realizadoras e realizadores ao longo dos últimos anos? E como essas abordagens refletem a complexidade política e social dessa época? Serão discutidos temas como: as inserções publicitárias diegéticas que disputam o espaço com o afeto nos filmes de André Novais Oliveira e a identidade do conflito urbano através das discussões familiares no cinema de Nathália Tereza. O fio condutor da discussão será o alinhamento entre os conceitos de fantasmagoria e texto-cidade presentes na obra de W. Benjamin e a ideia de território abordada pelo geógrafo Milton Santos.

Link da live: https://youtu.be/GwMTX7FY2ms

Programação da semana (21/10-23/10)

Category: Notícias
11 views