Seguem as informações sobre as lives desta semana do SOCINE EM CASA. As transmissões ao vivo acontecerão no Canal da SOCINE no YouTube. Clique aqui para acessar o Canal e clique em INSCREVER-SE e em seguida pressione a imagem do sino para receber as notificações de quando iniciarmos a transmissão ou subirmos um novo vídeo. Além deste email, divulgaremos as lives durante a semana em nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria pelo email socine@socine.org.br

01/09 – Terça-feira – 19h
O cinema de Reichenbach em perspectiva

Daniel P. V. Caetano / Bruno Vieira Lottelli / Lorena Duarte Oliveira

A partir de pesquisas recentes realizadas no PPGMPA-USP, três olhares se complementam para pôr em perspectiva as características do cinema de Carlos Reichenbach. Na primeira apresentação, pretende-se apontar três questões que o cineasta buscou superar ao longo de sua carreira e como pôde ser bem-sucedido: a superação da distopia; a superação da precariedade material; e a busca de uma estrutura para superar a descontinuidade de produção. Na segunda apresentação, pretende-se analisar as relações entre sexo e poder na obra do cineasta, a partir de exemplos em seus filmes. Na terceira apresentação, pretende-se examinar o processo criativo do cineasta na criação do projeto ABC Clube Democrático. Financiado por uma bolsa da Fundação Vitae, gerou quatro roteiros e dois filmes: Garotas do ABC e o último filme de Reichenbach, Falsa Loura – com diversas transformações ao longo do processo que serão examinadas nesta ocasião.

03/09 – Quinta-feira – 19h
Ensino Remoto Emergencial nos Estudos de Som no Cinema

Geórgia Cynara Coelho de Souza / Clotilde Borges Guimarães / Joice Scavone Costa

Em março de 2020, devido à pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus, a interação presencial foi inviabilizada nas instituições de ensino, impactando bruscamente os processos de ensino e de aprendizagem. Professores tiveram que adaptar, em um curto intervalo, metodologias e práticas de aulas presenciais para o ambiente online, resultando em hibridismos de práticas emergenciais mais ou menos “intuitivas” de ensino remoto. Buscamos refletir acerca das possibilidades metodológicas de ensino digital de qualidade nos estudos de som no cinema, disciplina com viés notadamente prático e tecnológico, e avaliar algumas ferramentas experimentadas por nós durante o Ensino Remoto Emergencial, tendo em vista os diversos contextos e perfis de alunos, a acessibilidade à internet e o direito à Educação. Intentamos relacionar as medidas de emergência a conceitos como Educação digital, Ensino a Distância, Educação Digital OnLife (MOREIRA; SCHLEMMERE, 2020) e o Team-based-learning.

04/09 – Sexta-feira – 19h
Ferreira Gullar e Paulo Emílio Salles Gomes: cultura e política no início dos anos 1960 

Victor Santos Vigneron / Lorenzo Evola

Propomos a realização de um debate sobre alguns dilemas políticos e culturais que se colocavam no Brasil no período anterior ao Golpe de 1964. Mais especificamente, analisaremos a obra de Ferreira Gullar e de Paulo Emílio Salles Gomes, intelectuais de atuação destacada no período. No caso de Gullar, esses anos ficaram marcados pela sua atuação na Fundação Cultural de Brasília, criada no governo Jânio Quadros, e no Centro Popular de Cultura do Rio de Janeiro. Quanto a Salles Gomes, a publicação de seu ensaio “Uma situação colonial?”, em 1960, define um período que se fecharia com a criação do curso de Cinema da Universidade de Brasília. Além da apresentação da trajetória de cada intelectual, a proposta é buscar seus pontos de contato e de distanciamento, com o objetivo de refletir de uma forma mais ampla sobre as concepções de atuação política e cultural postas nesse momento.

SOCINE EM CASA – Programação da semana (01/09-04/09)

Category: Notícias
41 views