15/09 – Terça-feira – 19h
Engajamentos, catarses e corporeidades em narrativas audiovisuais cômicas
Maurício de Bragança / Marina Caminha / Carolina Oliveira do Amaral
Propomos discutir as dimensões da comicidade em narrativas audiovisuais, implicando pensar os modos de engajamento que atravessam o texto cômico e mobilizam o espectador. Partimos da ideia de que o riso, como procedimento narrativo, é marcado pela afetividade, e alcança o corpo do espectador por meio de sentimentos e sensações que vão além do mero ver e ouvir. O riso se potencializa ao provocar uma reação corporal diante do encenado e produz sentido através de experiências históricas e culturais. Desse modo, propomos pensar temáticas e modos narrativos que, ao convocar o corpo do espectador, criam formas de entendimento do mundo, nas quais se definem padrões morais através do risível. A mesa será composta por Marina Caminha, Maurício de Bragança e Carolina Amaral que, através de suas pesquisas, pretendem levantar dimensões do risível em textos audiovisuais que incluem comédias populares, comédias televisivas, comédias românticas e outros objetos pertencentes ao campo do cômico.
Link da live: https://youtu.be/tc7dikZ8o4U
16/09 – Quarta-feira – 19h
Intercessões e diálogos: cinema de arte e cinema pop
Erick Felinto / Denise Lopes / Ivana Bentes
O objetivo da proposta é discutir os vínculos do cinema com outras artes, bem como as possibilidades de diálogo entre diferentes tipos de cinematografia, do registro massivo ao erudito. Pretende-se analisar, por exemplo, as relações entre cinema e artes plásticas e entre cinema de gênero e cinema experimental. Nessas intercessões se desenham vias de reflexão possíveis sobre o cinema como objeto cultural, que não somente carrega as marcas dos contextos sociais específicos dos quais ele emerge, senão que também coopera para a constituição das redes discursivas constitutivas desses contextos.
Link da live: https://youtu.be/q7dm0yg9VKs
17/09 – Quinta-feira – 17h
À Margem do cinema português: cinema negro produzido em Portugal
Michelle Sales / Ana Cristina Pereira / Jusciele Oliveira
Pretendemos discorrer acerca da recente publicação “”À Margem do cinema português”” (vol.1 e vol.2), projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, coordenado por Michelle Sales, propondo aqui uma mesa de lançamento para tal. De forma geral, este projeto de investigação teve como interesse central a inclusão historiográfica no cinema português dos filmes produzidos por portugueses afrodescendentes nos últimos anos, nomeadamente a partir do ano 2000 e a reflexão cultural sobre a existência do cinema negro português. Entendemos que a disputa pela inclusão historiográfica de filmes feitos por realizadores afrodescendentes faz parte de uma ampla luta histórica e social pela visibilidade do racismo estrutural no campo cultural português (mas não só) e pela inclusão identitária de grupos étnicos minoritários, tão importantes na constituição do tecido social de um país multirracial como é Portugal.
Link da live: https://youtu.be/ALOEYauWMIg