Seguem as informações sobre as lives desta semana do SOCINE EM CASA. As transmissões ao vivo acontecerão no Canal da SOCINE no YouTube. Clique aqui para acessar o Canal e clique em INSCREVER-SE e em seguida pressione a imagem do sino para receber as notificações de quando iniciarmos a transmissão ou subirmos um novo vídeo. Além deste email, divulgaremos as lives durante a semana em nossas redes sociais (Facebook e Instagram). Qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria pelo email socine@socine.org.br

25/08 – Terça-feira – 19h
Trajetórias e desafios do Documentrário Social na América Latina e Argentina

Natacha Muriel López Gallucci (UFC)
Lucrecia Mastrángelo (Cineasta – Professora da Escuela de Cine y T.V de Rosario)

O encontro visa a discutir questões em redor da atualidade do Cinema Documentário Social na América Latina e, em especial, no interior da Argentina. Trilhando momentos da produção fílmica da diretora Lucrecia Mastrángelo (Rosario, Santa Fe, Argentina), a mesa propõe uma conversa sobre as vicissitudes do documentário social desde uma perspectiva militante de gênero. Busca-se refletir acerca de como mulheres diretoras produzem novos olhares sobre o outro no documentário social através de temas como os presídios de mulheres, a pobreza, a violência e a maternidade em casais trans. Serão abordadas mudanças conceptuais, entre teoria e práxis fílmica, historicizando a ideia de documentário como ferramenta de “libertação”, nas décadas de 1960, e as mutações em redor dessa concepção do documentário hoje, entendido como uma ferramenta de “transformação social”, como “ato” militante e como “ativismo”.  Serão exibidos e comentados fragmentos fílmicos da diretora.

27/08 – Quinta-feira – 19h
Diante da imagem em Mad Men: uma análise estilística em três planos

Alexandre Rafael Garcia (Unespar – UFPR)
Alvaro André Zeini Cruz (SENAC – FIB)
Luiz Carlos Oliveira Jr.(UFJF)

Para analisar a série “Mad Men” (2007-2015) e sua relação com a imagem cinematográfica, propomos a análise de três planos, que finalizam os episódios: “Smoke Gets in Your Eyes” ( 1.1), piloto da série; “The Strategy” (7.6); e “Person to Person” (7.14), o derradeiro. Este recorte se dá por conta do caráter ambíguo, irônico e, por vezes, metalinguístico desses planos, que manipulam as fronteiras do real e do ilusório dentro da diegese e embaralham modelos de imagens ficcionais no diálogo com o cinema. A convergência se dá na construção de imagens complexas, porosas, que explicitam o que está no cerne da série: a imagem nunca é a realidade; é sempre outra coisa. Conhecida por desenvolver uma mise en scène devedora ao classicismo cinematográfico, “Mad Men” contrasta esse estilo ao das imagens sobre as quais se debruça tematicamente, propondo provocações sobre uma reelaboração do estatuto imagético ao colocar em campo cinema, televisão e publicidade.

28/08 – Sexta-feira – 19h
Novos formatos da crítica de cinema online 

Wanderley de Mattos Teixeira Neto (UFBA)
Rafael Oliveira Carvalho (UNEB)
Murilo Nogueira dos Anjos (UFBA)

A ambiência digital e as suas diversas ferramentas trouxeram para os críticos de cinema a possibilidade de expressarem por meio não apenas da escrita, mas também do audio e do vídeo, provocando  o surgimento de novos formatos e meios de circulação dos seus discursos críticos. A proposta para essa conversa gira ao redor da produção de conteúdo em vídeos ou podcasts, experiências tais que possuem uma boa aceitação e adesão do público. Partiremos de objetos de estudos específicos a partir das pesquisas de cada um dos proponentes: os modelos de que se formataram no contexto anglo-saxão (como os vídeo-ensaios acadêmicos de Catherine Grant e os não acadêmicos do Every Frame a Painting); aqueles que foram adotados no Brasil por agentes com as mais diferentes trajetórias, como os trabalhos de Isabela Boscov, Arthur Tuoto, Max Valarezo (Entre Planos), entre outros ; e os podcasts brasileiros atuais que resgataram uma tradição anterior (com destaque para o Cinema na Varanda e RapaduraCast).

SOCINE EM CASA – Programação da semana (25/08-28/08)

Category: Notícias
45 views