Seminários Temáticos para o biênio 2015-2017

Cinemas em português: aproximações – relações

Resumo

    O seminário temático Cinemas em português: aproximações – relações pretende dar espaço à apresentação e discussão de trabalhos científicos desenvolvidos em diversas universidades brasileiras e europeias que relacionem, numa análise comparativa, prácticas e acções das cinematográficas e dos audiovisuais produzidos em países e comunidades de língua portuguesa.
    São seus objectivos construir novas perspetivas que possam expandir campos de trabalho que contemplem possíveis aproximações e relações, assim como criar novas interseções com cinematografias africanas pouco estudadas e, com isso, possibilitar um debate aprofundado do espaço cinematográfico e audiovisual comumente rotulado como ‘lusófono’.
    Este seminário pretende ainda oferecer uma plataforma para o encontro de investigadores do Brasil e de Portugal, bem como de outros países europeus, que fortaleça uma rede de pesquisadores que se tem vindo a consolidar nos últimos anos nos Encontro da SOCINE e da congénere portuguesa AIM.

Resumo expandido

    A consolidação deste seminário, Cinemas em português: aproximações – relações, poderia exercer o papel de núcleo para o qual convergissem trabalhos e pesquisas que tivessem como objeto de estudo os cinemas e a produção audiovisual de língua portuguesa e que privilegiassem, sobretudo, as relações e aproximações criadas a partir daí.
    É importante ressaltar que o seminário pretende estruturar-se sob duas vertentes de pesquisas: uma, sedimentada em estudos da cinematografia portuguesa que reúne pesquisadores do Brasil e de Portugal e que tem como objetivo central traçar ligações, sobretudo, em relação aos cinemas desses países; outra, com forte interesse na discussão crítica do conceito “lusófono” dentro dos estudos de cinema, avaliando inter-relações e cruzamentos entre cinemas falados em português, pensando não só no Brasil e em Portugal, como nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e mesmo nos realizadores que experimentam a diáspora, mas também no contexto mais alargado do espaço ibero-americano.
    Devemos lembrar neste contexto a proliferação de produções transnacionais entre Portugal, os PALOP (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Princípe) e o Brasil, devido ao aumento de protocolos entre as instituições de cinema destas nações que deram frutos a partir dos anos 90, bem como os recentes incentivos financeiros para a produção cinematográfica da Comunidade dos Países Língua Portuguesa (CPLP).
    Este seminário exerce já um papel importante na criação paulatina de uma cidadela científica no interior da SOCINE e, se possível, no Brasil, em que o debate em torno de tais cinemas adquirisse maior visibilidade, tanto em termos de publicização do debate quanto na concentração de produção acadêmica e crítica.
    Além disso, o grupo reunido nos encontros poderia servir como chamariz para que novos pesquisadores ou pesquisas pudessem ser articulados em torno do tema, cumprindo assim uma tripla tarefa: atrair as investigações já realizadas; de reunir pesquisadores e interessados durante todos os dias do congresso; criar visibilidade para temáticas que poderão ser cada vez mais requisitadas como objeto de estudos do cinema e do audiovisual.
    Os encontros anuais da SOCINE tem se mostrado como um excelente espaço para que o assunto seja aprofundado e, sobretudo, para que se expanda, trazendo pesquisadores de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe, e Timor Lorosae até ao Brasil.
    Nas suas edições anteriores, este seminário tem sido um espaço privilegiado para se debater a obra de autores como Manoel de Oliveira, Flora Gomes, Glauber Rocha, Susana de Sousa Dias, Licínio de Azevedo, Pedro Costa, Isabel Noronha, Ruy Guerra, Sana Na N’Hada, Sol de Carvalho, Margarida Cardoso e Ruy Duarte de Carvalho, entre muitos outros.
    Além da obra desses autores, também tem sido debatidas outras questões importantes e de interesse comum como: o cinema como processo de redefinção da memória e da história dos países que viveram experiências ditatoriais; as relações entre os movimentos de renovação como o cinema novo brasileiro, o novo cinema português ou os cinema de libertação de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau; os modos de produção e os arranjos institucionais que envolvem os sectores da produção, distribuição e exibição de cinema nos países de língua portuguesa; estudos sobre as interseções entre cinema e arte contemporânea que se tem desenvolvido no diálogo entre artistas e cineastas de diversos países sobre um conjunto de questões relacionadas com o passado comum dos países de língua oficial portuguesa, como Filipa César, Kiluanje Kia Henda, Ângela Ferreira, Délio Jasse ou Daniel Barroca.

Bibliografia

    Catani, Afrânio Mendes (2004). História do cinema brasileiro: 4 ensaios. São Paulo: Panorama.
    Cruz, Jorge & Mendonça, Leandro (ed.) (2013). Os cinemas dos países lusófonos. Rio de Janeiro: Edições LCV.
    Cruz, Jorge & Mendonça, Leandro (ed.) (no prelo). Cinemas em português. Rio de Janeiro: Edições LCV.
    Cruz, Jorge; Mendonça, Leandro; Monteiro, Paulo Filipe & Queiroz, André (ed.) (2010). Aspectos do Cinema Português. Rio de Janeiro: Edições LCV.
    Cunha, Paulo & Sales, Michelle (ed.) (2013). Cinema Português: Um Guia Essencial. São Paulo: SESI-SP.
    Cunha, Paulo; Lopes, Frederico & Penafria, Manuela (2015). Cinema em Português. VII Jornadas. Covilhã: Labcom.
    Dennison, Stephanie (ed.) (2013). World cinema: As novas cartografias do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora.
    Piçarra, Maria do Carmo & António, Jorge (ed.) (2013-2015). Angola, o nascimento de uma nação. 3 Volumes. Lisboa: Guerra & Paz.

Coordenadores

    Paulo Cunha
    Afrânio Mendes Catani
    Jorge Luiz Cruz