Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Ana Ligia Muniz Rodrigues (UFPB)

Minicurrículo

    Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Doutoranda em Sociologia da UFPB, tendo experiência com temas como cultura, relações étnico- raciais e cinema. É integrante do grupo de Pesquisa “Hun Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia e Relações Raciais” da UFPB.

Ficha do Trabalho

Título

    Raça e cinema: considerações metodológicas

Seminário

    Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos

Resumo

    O cinema é uma instituição emblemática da vida moderna. Produto comercial e ao mesmo tempo criador de representações se tornou uma das maneiras mais populares de se falar da sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo inferir algumas reflexões sobre a pesquisa sociológica no campo do cinema. Através do relato sobre os procedimentos metodológicos e as dificuldades durante pesquisa de doutorado sobre relações raciais e cinema brasileiro.

Resumo expandido

    O cinema surgiu no Brasil num período em que as discussões sobre identidade nacional predominavam a agenda do pensamento social do país (GUIMARÃES, 2002) e as tensões e contradições raciais que marcam a autoimagem nacional estão historicamente vinculadas às representações cinematográficas.

    Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo inferir algumas reflexões sobre a pesquisa sociológica no campo do cinema. Através do relato sobre os procedimentos metodológicos e as dificuldades durante pesquisa de doutorado sobre relações raciais e cinema brasileiro, em andamento.

    O relato parte da compreensão de que o objeto fílmico possui múltiplas dimensões a serem analisadas. Por um lado as imagens, que não devem ser vistas como mero reflexo da sociedade (STAM, 2008) e sim a partir de suas potencialidades. A técnica cinematográfica por sua vez também constitui um objeto de estudo da sociologia, posto que é usada para causar sentimentos específicos no espectador (SANTANNA, 2008).
    No outro escopo a análise do contexto social de produção é fundamental para reconhecer as relações entre os discursos sociais e a construção da representação. Num terceiro eixo também se fez necessário uma maior aproximação como campo do cinema, suas metodologias de análise fílmica e sua bibliografia especifica (AUMONT, 2003).

    Neste sentido, visamos contribuir com o debate acerca dos avanços dos estudos sobre ciências sociais e cinema, bem como diminuir a distância entre o dois campos de estudos.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques. . Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003.
    GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: ed.34, 2002.
    SANTANA, Gilmar. O Filme contextualizado diálogos entre sociologia e cinema. Revista Universitária do Audiovisual- Rua, v. 1, p. 1-1, 2008.
    STAM, Robert. Multiculturalismo Tropical: Uma história Comparativa da Raça na cultura e no Cinema Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2008.