Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Erika Amorim Profeta (UFBA)

Minicurrículo

    A autora do projeto é Jornalista, formada pela UFBA (2010.1) e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2014.1). Tem interesse pelos temas emergentes em Comunicação e Cultura Contemporâneas, especialmente, por aqueles relacionados às áreas de Cinema e Audiovisual. Enquanto profissional, a proponente já atuou como: consultora de comunicação em projetos desenvolvidos no mercado angolano, repórter e editora do canal ESPN Brasil e integrante da equipe da artista Daniela Mercury.

Ficha do Trabalho

Título

    Made in Brazil to the world: cinema brasileiro transnacional

Seminário

    Cinemas em português: aproximações – relações

Resumo

    Os filmes Central do Brasil (Salles, 1998), Cidade de Deus (Meirelles, 2002) e Tropa de Elite (Padilha, 2007 – 2010) são também considerados representantes de um fenômeno da cinematografia contemporânea mundial que é acomodado, por alguns autores, sob o termo cinema transnacional. Este trabalho se propõe a identificar e contextualizar , sob a ótica da narrativa, os aspectos que posicionam esses filmes enquanto expoentes do fenômeno transnacional.

Resumo expandido

    Sucessos retumbantes de crítica, público e renda, dentro e fora do país, os filmes Central do Brasil (Salles, 1998), Cidade de Deus (Meirelles, 2002) e Tropa de Elite (Padilha, 2007 – 2010) são apontados como representantes do fenômeno acomodado, por alguns autores, sob o termo cinema transnacional.
    Esse estudo pretende realizar uma análise sobre a construção das narrativas dos filmes citados, bem como delimitar os programas que ampliam a comunicabilidade dessas obras com o espectador ou apreciador modelo em âmbito universal. Espera-se, dessa forma, que seja possível desenvolver conclusões acerca de tendências partilhadas por filmes numa perspectiva de cinema mundial. Haverá ainda um esforço no sentido de contextualizar as obras estudadas no cenário de desenvolvimento do setor cinematográfico brasileiro, pois, dessa forma, será possível identificar o que esses filmes significaram para o cinema nacional.
    Para além da sua origem econômica e sociopolítica, o conceito de cinema transnacional tem se mostrado de grande valor ao desenvolvimento do campo de estudo dos filmes. Em princípio, o termo transnacional pode ser tomado sob a perspectiva das forças globais que conectam pessoas e instituições por meio das nações. Sendo assim, o conceito de transnacionalismo reconhece uma crescente fragilização das soberanias nacionais enquanto instâncias reguladoras em âmbito global. Nesse sentido, a não possibilidade de determinação de uma identidade nacional definitiva para certos filmes simbolizaria a quebra da ligação entre o lugar em que um filme tenha sido produzido e a nacionalidade dos respectivos diretores e atores.
    É fato que não se pode considerar esse um fenômeno novo. No entanto, deve-se reconhecer que, na contemporaneidade, as conjunturas econômica e de livre circulação (de produtos, informações, mercadorias e pessoas) refletem no surgimento de filmes com estéticas, narrativas e modos de identificação emocional peculiares. Esse fenômeno revelaria o impacto da associação entre capitalismo e os novos meios tecnológicos de comunicação na composição de um mundo que se conecta cada dia mais.
    O conceito de transnacional engloba, portanto, o fenômeno da globalização – que, no campo cinematográfico, se traduziria pela dominação hollywoodiana dos mercados mundiais – e também os movimentos contra-hegemônicos de respostas empreendidos por cineastas oriundos de países que foram colônias e/ou que pertencem ao terceiro mundo. Desse modo, o conceito oferece a possibilidade de um melhor entendimento sobre as formas pelas quais um número progressivo de cineastas tem imaginado os contornos do mundo contemporâneo. Parte-se, assim, da constatação de que esses cineastas têm pensado o mundo sob uma perspectiva global ao invés de elaborá-lo enquanto um conjunto formado por mais ou menos nações autônomas.
    Analisar o cinema brasileiro contemporâneo à luz do conceito de transnacionalidade significa, portanto, estar atento a um fenômeno cinematográfico contemporâneo mundial que se fortaleceu também no país a partir da década de 90.

Bibliografia

    ALMEIDA, Paulo S.; BUTCHER, Pedro. Cinema desenvolvimento e mercado. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.
    BAMBA, M. . Os espaços de recepção transnacional dos filmes: propostas para uma abordagem semiopragmática. Crítica Cultural, v. 8, p. 000-000, 2013.
    BORDWELL, David; Figures Traced in Light: On Cinematic Staging. Berkeley: University of California,2005c.
    BRANDÃO, A; LIRA, R; DENNISON,S. Cinemas do mundo, cinemas no mundo: entrevista com Stephanie Dennison. Crítica Cultural (Critic), Palhoça, SC, v. 8, n. 2, p. 287-290, jul./dez. 2013).
    EZRA, E.; ROWDEN, T. (org.). Transnational cinema: the filme reader. New York: Routlege, 2006.
    NAGIB, L. Going global: the Brazilian scripted film, 2007.