Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Caio de Salvi Lazaneo (USP)

Minicurrículo

    Caio Lazaneo é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi nas disciplinas de Montagem e Documentário.
    Thomaz Marcondes Garcia Pedro é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-sp, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Anhembi Morumbi e produz documentários ligados a questão indígena.

Coautor

    Thomaz Marcondes Garcia Pedro (PUC-sp)

Ficha do Trabalho

Título

    XAPIRI: O CINE-TRANSE PELAS LENTES E CORES DE UM RITUAL YANOMAMI

Resumo

    Esta comunicação propõe uma análise do filme “Xapiri” (2012), um documentário experimental, poético-obervativo (NICHOLS, 2012) que utiliza de “imagens-eco” (SANTOS; SENRA, 2012), para retratar um ritual xamânico ocorrido em uma aldeia yanomami. Buscaremos compreender “Xapiri” a partir do conceito “cine-transe” (ROUCH, 2003) e possíveis aproximações e disjunções em relação ao filme etnográfico (HIKIJI, 2003; RIBEIRO, 2007) tomando como referência o filme “Os Mestres Loucos” (1955) de Jean Rouch.

Resumo expandido

    A presente comunicação propõe uma análise do filme “Xapiri”, de 2012, um documentário experimental, poético-obervativo (NICHOLS, 2012) a propósito de um ritual xamânico ocorrido na aldeia yanomami Watoriki, no estado do Amazonas, e dirigido por Leandro Lima e Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos e Stella Senra, Bruce Albert, a partir da abordagem do conceito de “cine-transe” (ROUCH, 2003) e das aproximações e disjunções com o filme etnográfico, tomando aqui como referência “Os mestres loucos”, dirigido por Jean Rouch e lançado em 1955.
    Neste escopo, interessa-nos portanto observar e analisar relações estéticas e poéticas ensejadas por filmes que partem de premissas inerentes ao campo etnográfico, mas que, no entanto, as transcendem a partir da experimentação, emulação e livre criação, utilizando-se para tanto de soluções de linguagem não-naturalistas, isto é, de modo geral, filmes que propiciam um reordenamento do princípio etnográfico.
    De acordo com Bruce Albert, um dos realizadores, o filme não procura “descrever e muito menos explicar” os processos que acompanham o ritual Xapiri, por outro lado oferece um tratamento sensível, uma estética alcançada, dentre outras formas, a partir do uso de “imagens-eco” (SANTOS; SENRA, 2012), bem como de evidentes distorções cromáticas, anamorfoses e sobreposições e inversões de camadas temporais, ao que Albert compreende como uma “simulação tecnológica livre”, buscando aproximar-se das imagens xamânicas yanomami (utupë).
    Tomamos como ponto de partida para a conceitualização do filme etnográfico, o mencionado filme de Jean Rouch, bem como a compreensão de Ribeiro (2007) a propósito da relação entre Rouch e a antropologia visual. Em “Os mestres loucos” procuramos compreender uma proposição fílmica que privilegiou uma abordagem explicativa e descritiva de um ritual – no caso do filme de Rouch, a possessão dos Hauka no Níger -, própria do modo expositivo do documentário (NICHOLS, 2012), algo rejeitado sobremaneira por “Xapiri”. De outro modo, compreendemos que a sugestão de Rouch para o “cine-transe”, mais do que uma potencial metáfora inerente aos processos de filmagem de rituais (que perpassam, por excelência, estados de transe) configura-se sobretudo enquanto uma fundamentação possível de uma “cine-antropologia, corpórea e sensível” (HIKIJI, 2013, p. 117), onde o cineasta é afetado pelo fenômeno e reage sob os mesmos parâmetros em relação a este, enquanto “um estranho estado de transformação” (ROUCH, 2003), prefigurando-se, assim, um modelo adequado à antropologias fílmico-poéticas como Xapiri.
    Em síntese, da mesma forma que Xapiri aponta-nos enquanto um filme que, a partir de uma série de referenciais, pode relacionar-se à categoria “cine-transe”, tal qual proposta por Rouch, parece-nos relevante, entretanto, distinguí-lo dos paradigmas que subsidiam o filme etnográfico. Esta proposição, enseja-nos alguns questionamentos que buscaremos ao longo do artigo problematizar, tais como: A linguagem proposta por “Xapiri”, adequa-se às dinâmicas ritualísticas próprias do povo yanomami, i.e, enquanto experiência estética propõe um diálogo intra-transe (o transe yanomami abordado a partir do transe cinemático)? Em uma perspectiva autoral, em que lugar podem-se situar as produções “transculturais”, elaboradas a partir de intensa troca criativa entre indígenas e não indígenas (entre o insider e o outsider)? Neste sentido, uma outra importante contribuição de Rouch – a Antropologia Partilhada – aponta-nos como um caminho substancialmente profícuo. Por fim, acreditamos que o livro, A Queda do Céu (ALBERT; KOPENAWA, 2015), também possa ser útil no sentido de que estabelece diversos diálogos com o filme ao apresentar para um público não-indígena certas características da cosmologia do povo yanomami, partindo da perspectiva do xamã Kopenawa, uma referência como liderança desse povo. Kopenawa assina o argumento do filme “Xapiri” e divide a autoria do seu livro com um dos diretores, Bruce Albert.

Bibliografia

    ALBERT, Bruce e KOPENAWA, Davi. A Queda do Céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
    GONÇALVES, Marco Antônio, O real imaginado. Etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro, Topbooks/ Capes, 2008.
    HIKIJI, Rose Satiko G. Rouch compartilhado. Iluminuras, Porto Alegre, v.14, n.32, jan./jun. 2013
    LAZANEO, Caio de Salvi. Produção partilhada do conhecimento e reticularidade fílmica. (Tese de Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) – ECA – USP, São Paulo, 2017.
    NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas; Papirus, 2012.
    RIBEIRO, José da Silva. Jean Rouch: Filme etnográfico e Antropologia Visual. Doc On-line, n.03, Dezembro 2007.
    ROUCH, Jean. The camera and Man. In: CINÉ-ETNOGRAPH/ Jean Rouch. Visible evidence v. 13. 2003.
    GARCIA DOS SANTOS, Laymert, e SENRA, Stella. Xapiri e a imagem-eco do xamanismo. Catálogo Forum Doc BH. 2012
    SZTUTMAN, Renato. 2004. Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch. Cadernos de campo, n.13, 2005.