Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Eutália Silva Ramos (UFPB)

Minicurrículo

    Mestranda em Comunicação no Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Comunicação em Mídias Digitais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Grupo de Produção e Pesquisa em Ficção Seriada (Grufics).

Ficha do Trabalho

Título

    Stranger Things: memória e nostalgia no audiovisual contemporâneo

Resumo

    Este estudo busca compreender a existência de uma experiência nostálgica que se constrói em produções audiovisuais através dos formatos, narrativas e estéticas que possuem referências de anos anteriores. Para isso, recorremos na série televisiva Stranger Things (2016), que resgata referências de momentos dos anos 80, interpretar como esse processo vem sendo disseminado no audiovisual contemporâneo. Apanhando conceitos trabalhados em torno da história, memória e nostalgia para a reflexão proposta

Resumo expandido

    No ambiente contemporâneo, há uma crescente produção audiovisual que nos remete a nostalgias. Podemos passar horas desenvolvendo listas ou listar rapidamente produções que se encaixam nesse quesito, verificando cada produção com sua característica individual capaz de proporcionar experiências que envolvam história, memória e nostalgia. Não é novidade um canal de TV reprisar ou realizar remake das novelas de sucesso dos anos 80/90. Sabemos que no cinema acontece o mesmo, e bem antes da TV, com as franquias cinematográficas que continuam desempenhando igualmente esse processo. Mas nunca se pensou no futuro tecnológico marcado por objetos nostálgicos e na internet como um local onde estariam nostalgias individuais e coletivas (NIEMEYER, 2014) – da imagem de uma fita cassete ao aplicativo que imita a fotografia Polaroid.

    Ao pensar sobre, buscamos investigar esse lado sensível que circunda o audiovisual contemporâneo que vai ao passado e traz para o presente um filme, novela ou uma série televisiva para uma quantidade x de pessoas reviverem memórias. Porém, reconhecemos a vertente mercadológica que envolve todo esse processo, resgatar produções que deram certo para garantir, de certa forma, o sucesso no presente – remake, reprises e/ou adaptações. Com os dois lados da moeda, consideramos a série Stranger Things (2016), produção original Netflix, um interessante exemplo de produção que nos oferece uma análise da atualidade do uso da memória e nostalgia no audiovisual. A série resgata distintos momentos marcados nos anos 80, com objetos nostálgicos como fita cassete, referência a filmes como E.T – O Extraterrestre e história científica. Para compreender a questão, recorremos a conceitos que trabalham com a memória, história, valor residual e nostálgico, especificamente a relação entre o cinema e nostalgia (COOK, 2005); televisão e nostalgia (HOLDSWORTH, 2011); mídia e nostalgia (NIEMEYER, 2014) e desejo nostálgico (JENKINS; FORD; GREEN, 2014), para alcançar o encontro da memória e nostalgia e como se dá a experiência nostálgica que vem sendo disseminada no audiovisual contemporâneo.

    Dessa maneira, o estudo busca compreender a possibilidade de haver uma experiência nostálgica que se constrói nas produções através dos formatos, narrativas e estéticas reproduzidas e/ou recriadas a partir de uma referência. Ainda que possua uma visão mercadológica, com esta análise podemos retirar a “visão pessimista” e identificar aspectos que apontem uma linha tênue entre a experiência nostálgica da audiência e a satisfação mercadológica com a audiência.

Bibliografia

    COOK, Pam. Screening the past: memory and nostalgia in cinema. London e Nova York: Routledge, 2005.

    HOLDSWORTH, Amy. Television, memory and nostalgia. London: Palgrave Macmillan, 2011.

    JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

    NIEMEYER, Katharina. Media and nostalgia: yearning for the past, present and future. London: Palgrave Macmillan, 2014.