Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    FABIO RADDI UCHOA (UTP)

Minicurrículo

    Fábio Uchoa é Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com o trabalho Perambulação, silêncio e erotismo em Ozualdo Candeias (1967/83). Possui pós-doutorado em Imagem e Som pelo PPGIS/UFSCar. Foi professor visitante da UNESPAR/PR (2009-10) e do PPGIS/UFSCAR (2014-16). Atualmente é professor adjunto do PPGCom/UTP. Durante os anos 2000, foi pesquisador do Centro de Documentação da Cinemateca Brasileira. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE durante as duas últimas gestões (2013-17)

Ficha do Trabalho

Título

    Films d’amour (1969-89): cinzelamento e erotismo no cinema de Lemaître

Seminário

    Corpo, gesto, performance e mise en scène

Resumo

    Partindo do contexto da vanguarda letrista, se examinará o conjunto de curtas Films d’amour (1969-89), realizados pelo poeta e cineasta Maurice Lemaitre. Tais filmes compartilham a temática do erotismo e a fragmentação audiovisual. O objetivo é contextualizá-los junto à proposta de um cinema cinzelante (Isidore Isou) e, por outro lado, questiona-los na qualidade de exercícios fragmentares e de assincronia audiovisual, que contribuem para a construção de um erotismo particular a ser definido.

Resumo expandido

    O Letrismo é uma vanguarda francesa constituída entre os anos 1940-50, que se desdobra entre diferentes frentes artísticas, como as artes plásticas, a poesia, a música e o cinema, tendo entre seus principais expoentes o romeno Isidore Isou, os franceses Maurice Lemaître e Gil Wolman, entre otros. Em termos de proposta estética, o movimento tinha como horizonte a autodestruição das formas artísticas, propondo também a superação da divisão entre artista e espectador. Inicialmente associado à poesia fonética, o grupo enfatizará a sonoridade em oposição à significação das palavras. A proposta era despir a poesia de seu elemento semântico, voltando-se ao universo formal, trazendo à tona operações de colagem, em tom provocativo, retomando assim práticas presentes no futurismo e no surrealismo. No cinema, os artistas praticarão releituras do manifesto de Isidore Isou acerca de um cinema ‘cinzelante’. Em oposição ao cinema clássico, tratava-se de questionar sua unidade artística a partir de uma operação de ruptura. Faziam parte de tais reivindicações: a cisão total entre as bandas sonora e imagética, bem como as intervenções manuais diretas sobre o suporte fílmico.
    Com uma obra extensa e singular, Maurice Lemaître será um dos grandes expoentes da sétima arte letrista. Entre 1951 e a atualidade, o poeta e cineasta francês dialoga com a ação de cinzelamento, tal como reprocessada por Isou, incorporando-a em duas principais instâncias. Por um lado, nota-se a construção de uma banda de imagens fragmentar, usada como suporte para o recitar sonoro de poesias letristas. Por outro, há experiências de provocação à plateia, considerada como parte da performance cinematográfica.
    Films d’Amour (1969-89), cujo debate será realizado nesta fala, é um conjunto de quatro filmes , feitos por Lemaitre e relacionados à temática do erotismo. Apesar da grande abrangência temporal, existem entre eles continuidades temáticas e estéticas, que remontam ao diálogo com a proposta de um cinema ‘cinzelante’. Com variações ao longo dos quatro curtas, há a negação de um possível erotismo convencional, levando em conta algumas de suas construções desde o contexto do cinema silencioso. Nota-se um desfile fragmentar de imagens-clichês e planos de filmes pornôs amadores, em ambos os casos com intervenções manuais, sobrepostas pela declamação de poesias letristas por vozes over. Ao cabo de alguns instantes, a sucessão de cores e rabiscos em primeiro plano acaba por impedir a efetivação do olhar presente nas imagens originais, atentando muito mais aos ritmos e possíveis padrões de desenhos sobre o material fílmico, bem como às presenças vocais rítmicas e acusmáticas. Isso não nega, porém, a construção de um outro tipo de erotismo, marcado por uma espécie de ode à fragmentação sonora e visual. Levando em conta Films d’Amour (1969-89), o intuito é contextualizar este conjunto de imagens e sons junto ao cinema letrista, pensando nos contatos com as propostas de Isidore Isou. Por outro lado, avançando-se para uma análise interna, a preocupação é definir o tipo de cinzelamento existente, em suas dimensões fragmentares e assincrônicas, que contribuem para a construção de um erotismo particular, que merece definição.

    * Films d’Amour (1969-89) é constituído por: L’Amour reinvente (1979), 16mm; Des scènes d’amour très réalistes avec force détails et gros plans (1978), Super-8; L’Amour, qu’est-ce? (1976-1989), 16mm; Chantal D., Star (1968), 16 mm.

Bibliografia

    ALBERA, François. L´avant-guarde au cinema. Paris: Armand Colin, 2005.
    CHION, Michel. La Voix au Cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma, 1993.
    EISENSTEIN, Sergei; PUDOVKIN, Vsevolod; ALEXANDROV, Grigori. Declaração sobre o futuro do cinema sonoro. In: EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 225-227.
    GIRARD, Bernard. Lettrisme – L’ultime avant-guarde. Paris: Les presses du réel, 2010.
    ISOU, Isidore. Je vous apprendrai l’amour: suivi de L’érotologie mathématique et infinitésimale. Paris: Le terrain vague, 1957.
    ______. Introduction à une nouvelle poésie et à une nouvelle musique. Paris: Gallimard, 1947.
    LEMAITRE, Maurice. Oeuvres de cinema. (1951-2007) Paris: Paris Experimental, 2007.
    ______. Qu’est-ce que Le Lettrisme? Paris: Ed. Fischbacher, 1954.
    POTLATCH. 1954-1957. O boletim da Internacional Letrista. Fenda: Lisboa, 2006.
    SITNEY, P. Adams. Visionary film: the American avant-garde. New York: Oxford University Press, 1974.