Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Paulo Cunha (UBI)

Minicurrículo

    Paulo Cunha é doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, docente na Universidade da Beira Interior e investigador integrado do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Co-editou o livro Cinema Português: um Guia Essencial (São Paulo: SESI; 2013). Programador no Cineclube de Guimarães e nos festivais Curtas Vila do Conde e Porto/Post/Doc.

Ficha do Trabalho

Título

    A Lei da Tabanca: cultura popular, filme amador e novas tecnologias

Seminário

    Cinemas em português: aproximações – relações

Resumo

    A partir do caso de estudo A Lei da Tabanca (2015, Bigna Tona Ndiba), o objectivo desta proposta é conhecer a produção de cinema com meios não convencionais e recorrendo a novas tecnologias na Guiné-Bissau e reflectir a forma como este fenómeno está a reconfigurar a experiência cinemática entre as camadas juvenis urbanas daquele país da África Ocidental.

Resumo expandido

    A Lei da Tabanca (2015) é um filme amador que alcançou recentemente enorme popularidade na Guiné-Bissau, realizado por Bigna Tona Ndiba e interpretado por jovens oriundos dos bairros periféricos e pobres da capital Bissau. Como actualmente a Guiné-Bissau é um país praticamente sem estruturas formais ou convencionais de produção, distribuição ou exibição cinematográficas, os jovens Bissau-guineenses que concretizaram este filme utilizaram tecnologia e meios não-profissionais para construir uma narrativa que expõe as tensões entre a autoridade pública urbana e as tradicionais tabancas rurais, sublinhando o confronto entre as estruturas formais ocidentalizadas e a maioria da população rural. No fundo, o filme acaba por reflectir uma tensão entre os modos de produção cinematográficos formais e um desejo de filmar que procura meios alternativos, reflectindo processos e práticas vigentes noutros países africanos vizinhos em contextos técnicos e económicos semelhantes (nomeadamente Nollywood).
    O objectivo desta proposta é conhecer este fenómeno recente na Guiné-Bissau e reflectir a forma como estão a reconfigurar a experiência cinemática entre as camadas juvenis urbanas daquele país da África Ocidental.

Bibliografia

    BALOGUN, Françoise. 2007. “A explosão da videoeconomia: o caso da Nigéria”. In: MELEIRO, Alessandra. Cinema no Mundo: indústria, política e mercado. África. São Paulo: Escrituras Editora, pp. 191-204.
    CUNHA, Paulo. (no prelo). “Transmedialidade no ‘cinema de bordas’: os casos de Cabo Verde e Guiné Bissau”. In: Transescritura, transmedialidad y transficcionalidad. Salamanca: USAL.
    CUNHA, Paulo. (no prelo). “A emancipação de um olhar na Guiné-Bissau”. In: CRUZ, Jorge (Org.).
    Cinemas em Português. Rio de Janeiro: Edições LCV.
    CUNHA, Paulo; LARANJEIRO, Catarina. (no prelo), “Guiné-Bissau: do cinema de Estado ao cinema
    fora do Estado”. Rebeca, vol. 5, 2.
    DIAWARA, Manthia. 2011. Cinema africano: Novas formas estéticas e políticas. Lisboa: Sextante
    Editora.
    RABAKA, Reiland. 2009. Africana Critical Theory. Reconstructing the Black radical tradition, from
    W.E.B. Du Bois and C.L.R. James to Frantz Fanon and Amilcar Cabral. Nova Iorque: Lexington
    Books.