Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Débora Lúcia Vieira Butruce (USP)

Minicurrículo

    Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, mestre em Comunicação e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, ambos pela UFF. Atua na área de preservação audiovisual desde 2000, tendo trabalhado em instituições como o Centro Técnico Audiovisual, o Arquivo Nacional e a Cinemateca do MAM-RJ, além de ter realizado especializações na Inglaterra, Itália, Cuba e Espanha. Também possui experiência em curadoria de acervos audiovisuais.

Ficha do Trabalho

Título

    Análise da versão restaurada do filme “O padre e a moça”

Resumo

    Este trabalho pretende investigar a versão restaurada de “O padre e a moça”, de Joaquim Pedro de Andrade (1965). A partir da identificação de como os conceitos de restauração audiovisual foram assimilados no Brasil, procuraremos entender qual a implicação desta compreensão no processo de restauração do filme. Além disso, compreender em que medida a viabilização de sua reapresentação pública, através da ação de restauro, possibilitou a ressignificação da obra na história do cinema brasileiro.

Resumo expandido

    Este trabalho pretende investigar a versão restaurada do filme “O padre e a moça”, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade em 1965. O restauro dessa obra está inserido no projeto de restauração digital, iniciado em 2003, de toda a filmografia do cineasta. Iniciativa pioneira na utilização da tecnologia 2K (padrão de resolução de 2048×1556 pixels) no Brasil e, portanto, momento decisivo para a consolidação da atividade no país por conta da introdução das ferramentas digitais deste porte, nunca antes utilizadas para tal fim.
    A restauração audiovisual pode ser considerada uma das práticas da atividade de preservação que mais se transformaram com o advento do digital. No caso brasileiro, não foi diferente. Desta forma, a análise da restauração de “O padre e a moça” será exemplar neste sentido, pois marca o início da utilização de uma nova tecnologia no país, o que injetou novo fôlego à área, marcada pela crônica falta de recursos e por iniciativas pontuais de investimentos.
    A chegada da década de 2000 representou o início de um significativo número de projetos de restauração de filmes brasileiros, se destacando o restauro de títulos de diretores integrantes do movimento conhecido como Cinema Novo. O que mais chamou a atenção foi a atuação das famílias herdeiras dos cineastas, no papel de protagonistas desse movimento de recondução das obras ao conhecimento público. Este é o caso de Joaquim Pedro de Andrade, diretor de “O padre e a moça”. O projeto de restauração de sua filmografia completa foi idealizado pelos filhos do diretor, Alice, Maria e Antonio de Andrade, e realizado pelo Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira em parceria com o Laboratório Teleimage na etapa da restauração digital, e dos Estúdios JLS na restauração do som. O processo teve uma etapa digital e uma etapa fotoquímica, pois o objetivo final foi o retorno da obra para película. Este fato acresce a importância desse exemplo, visto que a operação de retorno ao suporte fotoquímico também se constitui como etapa relevante a ser analisada, dada a natureza diferente da formação das imagens e sons no universo digital e no fotoquímico.
    Considerado um filme “deslocado” do problema central na época do Cinema Novo, começou a ser revisado pela crítica no início dos anos 2000, após o seu primeiro processo de restauração, quando passou a ser considerado uma das obras mais brilhantes produzidas no período. O estado de conservação bastante precário da cópia de exibição que circulava até então parecia impedir a fruição adequada de toda a potencialidade artística do filme. O processo de restauro, portanto, permitiu a recuperação da integridade estética (e física) da obra, oferecendo a possibilidade de sua reavaliação na história do cinema brasileiro.
    Desta forma, pretendemos analisar de que forma a apresentação da versão restaurada desta obra junto ao público (e a crítica) permitiu a ressignificação do seu lugar no cinema brasileiro, além das implicações das dimensões histórica e estética que este processo de restauração teve que lidar em sua relação com a obra fílmica.
    Tema ainda pouco explorado nos estudos sobre preservação audiovisual no Brasil que aumentaram nos últimos anos, a área de restauração audiovisual e, por conseguinte, a análise de filmes restaurados, carece de reflexão mais detida. A partir da identificação de como os conceitos de restauração audiovisual foram apropriados em solos brasileiros, procuraremos entender qual a implicação desta compreensão no processo de restauração de “O padre e a moça”. Ou seja, em que medida se deu a interseção entre a teoria e a prática na restauração audiovisual no Brasil, buscando reconhecer a dupla instância da obra fílmica – tanto a estética quanto a histórica, e os desdobramentos possibilitados por sua reapresentação pública.

Bibliografia

    ARAÚJO, Luciana Corrêa de. “Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos”. São Paulo: Alameda Editorial, 2013.
    AUMONT, Jacques e MARIE, Michel. “A análise do filme”. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2013.
    BOWSER, Eileen. ‘Some principles of film restoration’. “Griffithiana”, n° 38/39, Ottobre 1990 p. 32.
    BRANDI, Cesare. “Teoria da Restauração”. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
    CHERCHI USAI, Paolo. Film as an art object. In: NISSEN, Dan et al (orgs.). “Preserve Then Show”. [s.l.]. Danish Film Institute, 2002, pp. 28-38.
    READ, Paul; MEYER, Mark-Paul. “Restoration of Motion Picture Film”. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2000.
    TURCI, Arianna. “Digital restoration within european film archives” (tese). University of Amsterdam, 2004.
    WALLMÜLLER, Julia. “Criteria for the Use of Digital Technology in Moving Image Restoration”. The Moving Image, Volume 7, Number 1, Spring 2007, pp. 78-91. University of Minnesota Press.