Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Suzana Reck Miranda (UFSCar)

Minicurrículo

    Suzana Reck Miranda é professora do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e do Programa de Pós-Graduação de Imagem e Som (PPGIS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É autora de vários artigos e capítulos de livros sobre a relação da música com o cinema.

Ficha do Trabalho

Título

    O “gringo” é outro: pandeiristas e seus peculiares “mundos” no cinema.

Seminário

    Teoria e Estética do Som no Audiovisual

Resumo

    Esta comunicação aborda a trajetória de três pandeiristas brasileiros em filmes das décadas de 1940 e 1950. Estes músicos secundários, embora pouco notados, promovem encontros intermediais e diálogos transnacionais complexos, capazes de evocar uma rica gama de interpretações. Trata-se de resultados parciais da pesquisa que desenvolvo junto ao projeto Toward an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method.

Resumo expandido

    Em 1948, uma reportagem de Orlando Portela na Revista Carioca, intitulada “O pandeiro invade Hollywood”, destaca o sucesso de Russo do Pandeiro – um “rapagão de olhos azuis, de tipo saxônico (…) e que toca pandeiro como ninguém” – em produções cinematográficas hollywoodianas. Seis anos depois, em 1954, uma curta nota na Revista do Rádio informa que: “está doente em Hollywood o artista Gringo do Pandeiro. É aquele rapaz alto e louro, ex-integrante do conjunto musical Anjos do Inferno”. A próxima edição desta mesma revista fez uma correção, em uma pequena matéria, na qual relata que o cronista Gui Barroso informou que o Gringo do Pandeiro que está doente nos Estados Unidos “é outro”.

    Esta confusão não foi à toa: entre o final da década de 1940 e meados de 1950, três pandeiristas brasileiros atuaram em palcos e telas norte-americanas quase sempre sem receberem os devidos créditos: Russo do Pandeiro, Russinho e Gringo do Pandeiro. Para aumentar a confusão, os três também participaram de filmes brasileiros e, Russinho, de filmes mexicanos.

    A partir da trajetória destes três músicos, pretendo, nesta comunicação, dar continuidade à reflexão que venho desenvolvendo sobre músicos secundários em filmes. Muitas vezes “invisíveis” e “inaudíveis”, estes coadjuvantes promovem um rico aporte interpretativo pois evocam encontros intermediais e diálogos transnacionais ainda mais complexos que os já descritos em minhas comunicações anteriores (sobre os violonistas José do Patrocínio Oliveira e Nestor Amaral).

    Esta pesquisa integra o projeto colaborativo “Toward an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method” desenvolvido por docentes da Universidade de Reading, no Reino Unido, e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). O meu recorte, que observa filmes a partir das suas músicas e músicos, centra-se em alguns instrumentistas que participaram de musicais brasileiros dos anos 1930 e 1940, nas suas relações com o rádio, com a indústria fonográfica e com números musicais do cinema Hollywoodiano das décadas de 1940 e 1950. O principal objetivo é observar o que os músicos coadjuvantes – nos momentos musicais de alguns filmes – podem nos “dizer” sobre o cruzamento destes diferentes meios.

Bibliografia

    CASTRO, Ruy. Carmen, uma biografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2005.
    FRANCESCHI, Humberto. A casa Edison e seu tempo. Rio de Janeiro: Sapuraí, 2002.
    FRANCISCHINI, Alexandre. Laurindo Almeida: dos trilhos de Miracatu às trilhas de Hollywood. São Paulo: UNESP/Cultura Acadêmica, 2009.
    GARWOOD, Ian. 2013. “Play It Again Butch, Cricket, Chick, Smoke, Happy…The Performances of Hoagy Carmichael as a Hollywood Barroom Pianist”. Movie – a Journal of Film Criticism, Issue 4.
    NAGIB, Lucia and JERSLEV, Anne (eds.). Impure cinema: intermedial and intercultural approaches to film. London/New Youk: I.B. Tauris, 2014.
    SANDOVAL-SANCHEZ, Alberto. José, can you see? Latinos on and off Broadway. Madison: University of Wisconsin Press, 1999.
    TINHORÃO, José Ramos. O Samba agora vai… A farsa da música popular no exterior. São Paulo: Editora 34, 2015 (2a ed.).

    Base de dados
    HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA. Base de dados da Fundação Biblioteca Nacional [Disponível em: http://hemerotecadigital.bn.br]