Trabalhos Aprovados 2017

Ficha do Proponente

Proponente

    Helyenay Souza Araujo (UERJ/UAlg)

Minicurrículo

    Doutoranda em arte e cultura contemporânea pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista sanduíche na Universidade do Algarve (UAlg) – Portugal; mestre e graduada em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisa coproduções entre Brasil e Portugal no Programa Ibermedia.

Ficha do Trabalho

Título

    Coproduções no contexto ibero-americano: o caso da produtora Ukbar.

Seminário

    Cinemas em português: aproximações – relações

Resumo

    Ao longo de mais de 16 anos, Portugal e Brasil mantêm um intenso relacionamento em torno de produções cinematográficas colaborativas sob o abrigo financeiro do Programa IBERMEDIA. Nesse contexto, uma das produtoras que mais se destaca é a Ukbar, dirigida por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola, com um perfil transnacional vocacionado para o mercado latino-americano. Esta proposta apresenta uma reflexão sobre esta produtora de alguns dos seus filmes que fazem parte do meu corpus de pesquisa.

Resumo expandido

    O aumento progressivo do fenômeno da coprodução de filmes chama atenção para as complexidades envolvidas neste tipo de produção seja no âmbito das políticas, aspectos técnicos e econômicos, fluxos transnacionais de produção e distribuição deste filmes, dentre outros. Ao longo de 16 anos, o Programa IBERMEDIA atua como um dos maiores e mais bem sucedidos programas de cooperação cinematográfica internacional focado no apoio à coproduções, tendo apoiado já mais de 500 projetos de coprodução de seus 19 países membros.
    Com apenas dois países de língua portuguesa (Brasil e Portugal), esta posição minoritária curiosamente aproxima os dois países lusófonos nos vários projetos de coprodução apoiados no âmbito do IBERMEDIA. Nesse contexto, destaca-se a produtora UKbar filmes, dirigida por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola, que possui um perfil transnacional voltado para o mercado latino-americano. Esta proposta pretende apresentar uma reflexão sobre a atuação desta produtora, analisando entrevistas e alguns de seus filmes que fazem parte do corpus mais expandido da minha pesquisa de tese.

Bibliografia

    CUNHA, Paulo. Mercado cinematográfico lusófono: análise provisória. In: XVI Encontro Socine: Anais de textos completos. SENAC, São Paulo, out. 2012.
    CRUZ, Jorge L. Co-produções Brasil-Portugal: reflexões preliminares. In: XVI Encontro Socine: Anais de textos completos. SENAC, São Paulo, out. 2012.
    RAMOS, J. L. Dicionário de Cinema Português 1896-1962. Lisboa: Caminho, 1989.
    Entrevista com Pandora Cunha Telles: http://www.cineuropa.org/vd.aspx?t=video&lang=en&documentID=154438&fmt=flv&l=es
    IBERMEDIA: http://www.programaibermedia.com/
    ICA: http://www.ica-ip.pt/
    OBS LUMIERE: ttp://lumiere.obs.coe.int/
    OCA: http://oca.ancine.gov.br/
    UKBAR FILMES: http://www.ukbarfilmes.com/pt/