Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Anelise Reich Corseuil (UFSC)

Minicurrículo

    Professora Titular do Curso de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Literários e Culturais da UFSC. Pesquisadora do CNPq, Editora-Chefe da Revista Ilha do Desterro. Autora do livro A América latina no Cinema Contemporâneo: Outros Olhares. Insular, 2012.Pós-Doutorado no Departamento de Cinema, Teatro e Televisão da Universidade de Glasgow (2000) e Doutorado em Literaturas em Língua Inglesa na Wayne State University (1993).

Ficha do Trabalho

Título

    Narrativas que viajam – Elyza Linch: Queen of Paraguay

Seminário

    Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais

Resumo

    Elyza Lynch: Queen of Paraguay (dirigido por Alan Gilsenan, 2013), docudrama sobre a relação de Elyza Lynch e Francisco Solano Lopez e a Guerra do Paraguai, pode ser definido como um docudrama sobre o deslocamento, imigração e as narrativas de viagem durante o século XIX. O trabalho pretende analisar Elyza Lynch: Queen of Paraguay e as formas como o filme problematiza as interrelações entre o público e o privado, o nacional e o transnacional encarnados na narrativa de Eliza Lynch, companheira de Francisco Solano Lopez. O filme também nos permite refletir sobre as relações entre a história e o cinema e as marcas narrativas da viagem.

Resumo expandido

    Elyza Lynch: Queen of Paraguay (dirigido por Alan Gilsenan, 2011) se insere na produção contemporânea de filmes e documentários sobre o deslocamento, imigração e narrativas de viagem, além de nos permitir uma revisão da Guerra do Paraguay a partir da perspectiva de Elyza Linch, irlandesa e companheira de Francisco Solano Lopez, através do olhar de Gilsenan, documentarista irlandês. Conjuntamente a obras ficcionais que tem revisitado a Guerra do Paraguay (Cunhataí: Um romance da Guerra do Paraguay – 2003 Maria Filomena Bouissou Lepecki; Netto Perde sua Alma – Tabajara Ruas e Beto Souza 2001; além de Guerra do Brasil: Toda a Verdade sobre a Guerra do Paraguay – Silvio Back, 1987), o filme de Gilsenan evoca um importante aporte teórico sobre o deslocamento e interculturalidade (Clifford, Kaplan e Russell). Neste contexto, o trabalho pretende analisar o filme Elyza Lynch: Queen of Paraguay e as formas como o filme problematiza as interrelações entre o imaginário nacional e transnacional, entre o eu e o outro e a fluidez das marcas narrativas da viagem. Através de um docudrama que focaliza a subjetividade de Eliza Lynch, o filme aborda a relação imaginária, subjetiva e real entre a América Latina e a Irlanda, os intercruzamentos entre o nacional e o transnacional e a fluidez das marcas do gênero narrativo de viagem, o documentário, o ficcional e o drama. Elyza Linch: Queen of Paraguay problematiza a representação de elementos interculturais hemisféricos (norte e sul) a partir da trajetória imigratória de Eliza, da sua subjetividade como narradora, das inter-relações entre o imaginário e o real, a história e a memória, o privado e o político. O ponto de vista subjetivo e reflexivo permite a articulação entre o eu e o outro e as formas de representação de identidades nacionais e de fatos passados históricos a partir de formas narrativas contemporâneas.

Bibliografia

    Almeida, Sandra. R. G. . Expanding Boundaries: Traveling Theories in the Americas.

    Ilha do Desterro (UFSC), Florianopolis, v. 40, p. 43-59, 2001.

    Clifford, James. Routes: Travel and Translation in the Late Twentieth-Century.

    Cambridge: Harvard University Press, 1997.

    Corseuil, Anelise R. A América Latina no Cinema Contemporâneo: Outros Olhares.

    Série Estudos Culturais. Florianópolis: Ed. Insular, 2012.

    Kaplan, Caren. Questions of Travel: Postmodern Discourses of Displacement. Durham and London: Duke University Press, 1998.

    Moreiras, Alberto The Exhaustion of Differences. Duke Univ. Press, 2001.

    Russell, Alison. Crossing boundaries: postmodern travel literature. New York: Palgrave/St. Martin´s Press, 2000.

    Shohat, Ella, Robert Stam. “From the Imperial Family to the Transnational Imaginary: Media Spectatorship in the Age of Globalization”. In Rob Wilson and Wimal Dissanayake, eds. Global/Local: Cultural Production and the Transnational Imaginary. Durham and London:DukecUniversity Press.