Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Gustavo Jardim (UFMG)

Minicurrículo

    Gustavo Jardim é mestrando na Faculdade de Educação / UFMG, pesquisa as relações cinema/escola. É realizador cinematográfico, diretor de curtas metragens e instalações audiovisuais de circulação nacional e internacional. Premiado em festivais como Mostra de Cinema de Tiradentes e VideoBrasil. É autor de artigos sobre processos colaborativos, formou-se como analista internacional e estudou Comunicação Social na PUC-MG. Professor do programa de cinema na escola, parceria com a Cinemateca Francesa.

Ficha do Trabalho

Título

    O sentido do transdiciplinar: entre cinemas e ciências.

Seminário

    Cinema e educação

Resumo

    O trabalho examina o percurso de formação transdisciplinar realizado com professores de escola básica que cursam o mestrado profissional, na PUC-MG. O curso “Cinema e Ciências da Natureza” foi desenvolvido no Observatório da Educação (OBEDUC), a partir de questões concernentes ao cinema e às ciências, observando os estudos sobre a inter, pluri e multidisciplinaridade. Aborda a metodologia e resultados das atividades, procura explorar limites e colaborações da dinâmica na formação de professores.

Resumo expandido

    A noção da transdisciplinaridade abre um terreno relativamente novo de debates e práticas no campo da educação. Vamos nos aprofundar em alguns aspectos do ensino e da formação de professores, através do estudo de um agenciamento transdisciplinar realizado no âmbito do mestrado profissional. Exploraremos as nuances de suas especificidades tentando estabelecer um chão de diálogo entre a teoria a prática. O foco do debate é a teoria, o processo e os resultados da experiência de formação envolvendo professores de cinema e de ciências, realizada no Mestrado Profissional da PUC – MG, em janeiro de 2016. Dez professores de biologia, física e matemática participaram de uma disciplina que propõe como tema as relações entre as ciências e linguagem cinematográfica.

    O Observatório da Educação (OBEDUC), grupo de pesquisa no qual este trabalho é desenvolvido, dedica-se ao estudo sobre o impacto dos tipos de formação e a geração de produtos educacionais pelos professores envolvidos nos cursos dos mestrados profissionais. Percebemos que muitos desses produtos se baseiam em princípios de integração de conhecimentos de diferentes áreas e criam uma demanda crescente de programas interdisciplinares. O presente trabalho se propõe a discutir a metodologia e o conceito, os limites e colaborações de uma perspectiva transdisciplinar inserida neste contexto.

    É preciso cuidado para criar a imagem de um conceito movediço, pois não estamos a falar propriamente de uma fórmula na qual os elementos se encaixam em uma equação que nos conduz às respostas certas, seja de alunos ou professores. Este seria o contrário de seu propósito, pois o transdisciplinar existe na medida do acontecimento e do envolvimento criativo, na medida de sua duração, como veremos analisando a proposição de Bergson, ou seja, na sua capacidade de ligar lugares transitórios da linguagem e apresentá-los em sua simultaneidade, como uma imagem “do presente que passa e do passado que se conserva”, envolvendo a subjetividade no próprio tempo. Utilizaremos o cinema para se fazer enxergar a imagem deste tempo ao qual nos referimos, nos apropriaremos de noções sublinhadas por Gilles Deleuze em seus trabalhos sobre o tema, para em seguida, entender como levamos essa compreensão cinematográfica à prática transdisciplinar na sala de aula.

    O cinema se apresenta como forte aliado no processo, na medida que cria um espaço de conhecimento alheio ao que comumente é percebido como ciência, nos dando a oportunidade de pensar naquilo que está entre um campo e outro, ou seja, o lugar do transdisciplinar. A partir daí, chegamos à noção de um amplo campo que alimenta-se dos demais e para percebê-lo, precisamos entender o caminho possível entre as margens de disciplinas as mais distintas. O cinema tem aqui uma dupla função, sendo uma estrutural, a de estabelecer esta distância de linguagem das demais ciências e outra conceitual, para nos mostrar uma noção de tempo transdisciplinar como duração, a partir de imagens.

    Portanto, não vamos falar propriamente de um conceito amarrado apenas nas palavras, pois assim ele nos escapa e enrijece, o tomaremos também a partir das imagens e da criação de imagens, por ser esta uma das medidas fundamentais da transdisciplinaridade – uma medida da produção da diferença. Tentaremos definir o conceito abordando sua origem, discutindo seus contornos e também observando imagens e depoimentos no processo/produtos que resultaram do curso Cinemas e Ciências da Natureza. A metodologia do curso está ancorada nos trabalhos de Alain Bergala e nos programas de formação realizados em parceria com a Cinemateca Francesa.

Bibliografia

    BERGALA, Alain. A Hipótese-Cinema: pequeno tratado de trans- missão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.
    BERGALA, Alain. Le Point de vue. Scérén-L’Eden cinéma, 2006.
    BERGSON, H., Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006c.
    DELEUZE, Gilles, A Imagem-Movimento. São Paulo.
    _______, A Imagem-Tempo. Tradução Eloísa de Araújo Ribeiro; revisão filosófica de Renato Janine Ribeiro. São Paulo. Brasiliense, 2013 – (Cinema 2)
    Educação e transdisciplinaridade, II / coordenação executiva do CETRANS. – São Paulo : TRIOM, 2002.
    FRESQUET, Adriana. (Org.) Currículo de Cinema para Escolas de Educação Básica. Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual.
    NICOLESCU, Basarab. Manifesto da Transdisciplinaridade
    POMPO, Olga. Interdisciplinaridade: Conceito, Problema e Perspectiva. In: _____, Interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Lisboa. Universidade de Lisboa, 1993.