Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Mauricio Monteiro (UAM)

Minicurrículo

    Maurício Monteiro possui Doutorado (2001) em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, dos cursos de Cinema e Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor do Conservatório Musical do Brooklin Paulista, da PUC/SP e colaborador da UFOP. Foi pesquisador convidado e palestrante da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. É professor convidado do Instituto de Artes da Unicamp, seção midialogia.

Ficha do Trabalho

Título

    Imaginação e Realidade: O País de São Saruê e O Fabliaux de Cocagne

Resumo

    Essa proposta procura observar e compreender o filme de Valdimir e carvalho, “O Pais de São Saruê” através da temática do poema de Manuel Camilo dos Santos, cujas similaridades com o poema Fabliaux de Cocagne reforçam a permanencia dos resquicios medievais na região nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo entre a utopia – inspiradora dos trovadores medievais e do cordelista e violeiro Manuel Camilo – e a realidade, descritas na sua mais pura dor e melancolia na obra de Vladimir de Carvalho.

Resumo expandido

    No século XIII, na Alta Idade Media europeia, um grupo de clerigos errantes, autodenominados goliardos, escreveu uma série de poemas e canções de temáticas variadas, predominatemente de contestação da ordem estamental e moral. Essa série de poemas foram classificados no que se denominou de codex burana, ou ainda carmina burana. Entretanto, mesmo com as menções a remeter para a Baviera, os manuscritos denominados como Carmina Burana reúnem poemas e canções de uma geografia mais extensa da Europa medieval, a alcançar as regiões da Occitânia, França, Inglaterra, Escócia, Aragão, Castela e do Sacro Império. Tratava-se, consequentemente, de um movimento de contestação da ordem estamental e moral da Idade Média e do desejo da abundância, da fartura e da vida tranquila. Havia ainda um princípio que era o de contrapor o temporal e o espiritual. Dentre os poemas desses goliardos, o chamado Fabliaux de Cocagne é particularmente instigante, pois discorre sobre um lugar imaginário, onde tudo que existe e para a felicidade dos homens.
    Nos séculos XII e XIII desenvolveu-se na Europa uma atividade lítero-musical muito forte, presente nos trovadores Catalães, Galego-portugueses, nos Trovatori italianos, nos Minnesänger e nos Meistersäng onde hoje é a Alemanha. No espaço geográfico que hoje forma a França, as atividades dos Troubadours e dos Trouvères deixaram ao Ocidente o testemunho de uma lírica e de uma musicalidade típica, resultado de uma sociedade que sabia da necessidade dos monstros, das vitórias do demônio e do juízo de Deus. Afinal, as sociedades só criam códigos que elas mesmas podem decodificar e, por isso mesmo, veneraram a um deus único através de suas poesias e de suas músicas, para que ele, na benevolência que lhe foi atribuída, combatesse, em nome dos homens, os demônios, os monstros, as almas, as bruxas, os hereges, os bárbaros e tudo mais que atormentasse a vida medieval.
    Nos séculos seguintes foram encontrados poemas similares em varios países da Europa, entretanto, o que mais se assemelha ao original da Idade Media, foi encontado em Campina Grande, no nordeste Brasileiro, com data de 1929. Aqui nesses trópicos, tomou o nome de A Viagem ao Pais de São Saruê, de autoria de Manuel Camilo dos Santos. Com os mesmo teores do original, o poema de Manuel Camilo dos Santos criou uma realidade desejada em uma regiao esquecida e abandonada pelos poderes publicos, constantemente assolada pela miséria e pela seca. Essa foi a inspiracao de Vladimir de Carvalho que, ao contrário da fartura desejada tanto no poema europeu quanto no brasileiro, retratou o sofrimento e o isolamento do povo nordestino. Lancado em 1971, foi censurado pela ditadura militar e condenado ao silencio, tanto no Brasil quanto no exterior. Asssim como o poema original, o filme trata da relacao do homem com a terra em uma oposicao entre os dias de reconstrucao e os momentos de penuria, a mais real e constante situacao do nordestino. Entretanto, entram nesse mundo de dor e sobrevivência outros fatores de juizo de um homem sobre o outro, tais como o patriarcalismo e o colonialismo. Essa é a vertente do filme de Vladimir de Carvalho, uma demonstração da realidade oposta ao que Hilario Franco Junior chamou de “imaginario da perfeição social”.
    Além dos poemas e depoimentos rechedos de realidade e dor, a sonoridades remontam a um nordeste que ainda preservava características medievais, como a música modal, predominatemente mixolídia. Nesse aspecto, não seria exagero comparar os cordelistas, poetas e violeiros aos trovadores europeus, sobretudo, aos da Península Ibérica, cujo legado cultural estabeleceu-se no processo de exploração e ocupação da primeira região brasileira a manter contatos com os europeus. Essas caracterisiticas todas podem ser observadas no filme de Vladimir de Carvalho; na música, particularmente, os sons do sertão vêm do pernabucano Luiz Gonzaga, dos paraibanos José Siqueira e Marcus Vinicius, e do carioca Ernesto Nazareth.

Bibliografia

    LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média.(4º edição), São Paulo: Brasiliense, 1995.
    MACHABEY, A. Remarques sur les melodies goliardiques. IN: Cahiers de Civilisation Médiévale – Xº – XIIº siècles. Poitiers, Juillet/septembre, 1964:(257-72
    MARROU, Henri-Iriné. Les troubadours. Paris: Editions du Seuil, 1971.
    NATIEZ, Jean-Jacques et alii. Semiologia da música. Lisboa: Vega Universidade, s/d.
    PRADO, Germán. El Canto Gregoriano. Barcelona: Editorial Labor, 1945.
    SAULNIER, V.L. La Litterature française du Moyen Age. Paris: PUF, 1967.
    SPINA, Segismundo. A lírica trovadoresca. São Paulo: EdUSP, 1996.
    PAZ, Emerlinda. O Modalismo na musica brasileira. Brasilia: Musimed, 2002.
    FRANCO JR, Hilario. Cocanha – a historia de um pais imaginario. São Paulo: Cia das Letras, 1999.
    LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
    VASCONCELOS, Mario Cesariny de. Horta de literatura de cordel. Lisboa: ASSIRIO & ALVIM, 1983.