Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Nívea Faria de Souza (UERJ)

Minicurrículo

    Doutoranda em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGArtes/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Mestre em Arte e Cultura e Contemporânea pelo PPGArtes/UERJ (2010-2012), com graduação em Artes Cênicas com as habilitações em Indumentária e Cenografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), licenciatura em Artes (2008). Em arte, Nívea Faso, atua como cenógrafa, figurinista, diretora de arte.

Ficha do Trabalho

Título

    Jasmim de Matos e a construção estética no cinema português

Seminário

    Cinemas em português: aproximações – relações

Resumo

    A pesquisa cinematográfica tanto em Portugal, como no Brasil, se mantém, ainda hoje, com uma lacuna da área da direção de arte, cenografia e figurino. Este trabalho pretende destacar a importância do diretor de arte, cenógrafo e figurinista, peça crucial para a construção estética da imagem audiovisual, e para isso, elege-se um dos mais conhecidos artistas da área no Cinema Português, o multi-artista Jasmim de Matos.

Resumo expandido

    A tarefa dos profissionais de cinema é a de que maneira traduzir visualmente os subsídios indicativos que o roteiro fornece. Uma obra cinematográfica é o reflexo de um trabalho artístico e criativo coletivo, são inúmeros profissionais trabalhando em prol da realização de uma mesma obra. A criação cinematográfica demanda o trabalho de diversos profissionais que formam uma equipe, e que juntos criam a produção visual fílmica a partir de um único texto, o roteiro. São inúmeros profissionais engajados na produção de uma imagem unívoca capaz de comunicar uma narrativa. São trabalhos distintos articulados com um único intuito de criar elementos visuais coerentes para contar uma história. Toda essa junção abrange uma orientação estética coletiva, criada e desenvolvida pelos diversos profissionais envolvidos, todos envolvidos a fim de criar signos apropriados à história e que são engendradas e articuladas em uma trama sintática de relações intersemióticas que cobrem o signo fílmico de potencialidade de significação. No entanto, a pesquisa cinematográfica tanto em Portugal, como no Brasil, se mantém, ainda hoje, com uma lacuna da área da direção de arte, cenografia e figurino. Estas se tornaram áreas esquecidas dos estudos da linguagem audiovisual. Inúmeras pesquisas dão conta sobre diretores e história do cinema português, no entanto, o estudo da imagem não adentra o campo técnico-artístico da construção estética da imagem. Dessa maneira, este trabalho pretende destacar a importância do diretor de arte, cenógrafo e figurinista, peça crucial para a construção da imagem audiovisual, e para isso, elege-se um dos mais conhecidos artistas da área no Cinema Português, o multi-artista Jasmim de Matos, que tem no currículo mais de 26 obras com as quais trabalhou na construção estética, tendo em algumas, inclusive, atuado como ator, além de assinar cenário e figurino. Destaca-se trabalhos que tenha atuado com importantes diretores do Cinema Português.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques. A Estética do filme. São Paulo, Campinas: Papirus, 1995.
    BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
    — — — . Imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
    — — — . Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1997.
    BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
    BENJAMIN, Walter. Estéticas do cinema. Lisboa: Dom Quixote, 1985.