Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    adilson mendes (IB)

Minicurrículo

    Adilson Mendes é doutor em Ciência da Comunicação pela ECA-USP. Pesquisador do Instituto Butantan, desenvolve pesquisa sobre a ciência e o audiovisual. Autor de “Trajetória de Paulo Emilio”, editou a “Revista da Cinemateca Brasileira”.

Ficha do Trabalho

Título

    Humberto Mauro e uma certa história do cinema brasileiro

Mesa

    Atualidades de Paulo Emílio

Resumo

    “Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte” (Perspectiva, 1974) é tratado aqui como uma história possível do cinema brasileiro. Mais que uma biografia o livro trata de um instante preciso em que se destaca elementos estruturais da história do cinema brasileiro.

Resumo expandido

    “Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte” (Perspectiva, 1974) é um livro pouco discutido em sua amplitude e que merece mais destaque em razão da maneira como apresenta em detalhes as ideias de Paulo Emilio Sales Gomes sobre crítica, história e cinema brasileiro; onde o fenômeno cinematográfico é visto por diversos ângulos, onde o filme é abordado a partir do trânsito entre a análise estética e a reflexão histórico-social.
    “Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte” é lido frequentemente como uma espécie de biografia do grande cineasta do período mudo, uma biografia inconclusa, pois o estudo enfoca apenas os anos de formação do cineasta e se concentra na produção realizada na cidade de Cataguases. Para tratar do livro como uma história possível do cinema brasileiro, destaca-se aqui os elementos de uma biografia, mas principalmente sua vontade de ultrapassar o indivíduo para falar de uma época, de como um período atravessa o indivíduo e se plasma na obra. O livro é ao mesmo tempo uma investigação rigorosa do primeiro Humberto Mauro, a descrição eficiente de seu contexto e de seus filmes, assim como o “encaixe” de sua produção em uma situação particular para o cinema brasileiro, quando pela primeira vez surge um realizador que adapta técnicas norte-americanas para um assunto local no momento em que um órgão impresso e difusor cristaliza o desejo de um cinema brasileiro. O caráter alusivo do trabalho não favorece de pronto uma tese definida, preferindo a descrição à interpretação. Talvez seja esse caráter o principal responsável pelo silêncio em torno desse trabalho ambicioso.

Bibliografia

    EISENSTEIN, Sergei. “Notas para uma história geral do cinema”. Rio de Janeiro: Azougue, 2014.

    GOMES, Paulo Emilio Sales. “Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte”. São Paulo: Perspectiva, 1974.

    ______. “Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento”. In: “Argumento”, 1973.

    MENDES, Adilson. “Trajetória de Paulo Emilio”. Cotia: Ateliê Editorial, 2013.