Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    Mariana Aymee Sacchetto (UNICAMP)

Minicurrículo

    Graduada em Marketing e Propaganda na Universidade Norte do Paraná.
    Especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina.
    Mestranda em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas.
    E-mail: marianasacchetto@hotmail.com

Ficha do Trabalho

Título

    ESTRUTURAS NARRATIVAS NAS ANIMAÇÕES DE SYLVAIN CHOMET

Resumo

    Este trabalho consiste na análise da aplicabilidade da metodologia de Field (1996) na estrutura narrativa das animações As bicicletas de Belleville (2003) e O Mágico (2010) de Sylvain Chomet. Por meio desse estudo, pretende-se refletir sobre as características básicas utilizadas na construção de uma narrativa cinematográfica. A proposta é ressaltar as formas e as possibilidades narrativas próprias do cinema ficcional.

Resumo expandido

    No final do século XIX, os irmãos Lumière não acreditavam que o cinema serviria como entretenimento social. Então, a partir da ideia do cinema contar histórias iniciou-se a criação de uma linguagem própria com o uso de dois pontos fundamentais: a criação de estruturas narrativas e a relação com o espaço.
    O objetivo deste trabalho é estudar a aplicabilidade do método desenvolvido por Field (1996) na estrutura narrativa de Sylvain Chomet nas duas obras, já mencionadas. O método desta pesquisa consistiu em uma análise qualitativa bibliográfica sobre cinema de animação, estrutura narrativa e da metodologia de Field (1996), além das observações sobre os próprios filmes, objetos desta pesquisa.
    Segundo Houaiss, o cinema de animação é o “gênero cinematográfico que consiste na produção de imagens em movimento a partir de desenhos, bonecos ou quaisquer objetos filmados ou desenhados “quadro a quadro”. Nesse conceito incluem-se os desenhos animados, as animações abstratas e os efeitos visuais.
    A estrutura narrativa consiste basicamente em “como” a história será contada. Field (1996, p.33) diz que “de fato, narrativa significa contar uma história, o que supõe um sentido de direção, um movimento, uma linha de ação do início ao fim”.
    Field dispôs que a estrutura narrativa consiste em três atos. Segundo ele: inicia-se o filme no Ato I, no contexto da apresentação, no qual apresentam-se os personagens, as situações que os afetam e o ambiente. O Ato II é aquele “novo rumo” em que o personagem principal confronta alguns obstáculos e conflitos para alcançar o drama. Já o Ato III é o momento da história que logo irá se resolver positiva ou negativamente para o protagonista.
    Em “As bicicletas de Belleville”, a metodologia de Field é perfeitamente aplicável e clara, pois todos os atos são objetivamente perceptíveis. O filme conta a história de Champion, um menino tristonho que mora com a avó na França, que para lhe agradar o presenteia com um cão, no entanto, somente quando ganha uma bicicleta é que a narrativa ganha contornos felizes. Percebendo a aptidão do menino para o ciclismo a avó lhe incentiva à prática do esporte. O tempo passa. Já adulto Champion se inscreve para o Tour de France. Apesar da dedicação e do treino árduo, Champion não termina o percurso, bandidos o sequestram e o levam para uma metrópole do outro lado do oceano. A avó e o cão Bruno partem em jornada para resgataá-lo e esta viagem os leva a Belleville, um lugar caótico, povoado por pessoas frias e de comportamentos duvidosos.
    No caso de “O Mágico”, o método de Field não é evidente, Chomet baseia-se no roteiro original do diretor Jacques Tati. O protagonista é o próprio Tati/Hulot. Apesar de no filme o personagem do mágico permanecer sem nome, a citação torna-se explícita no momento em que a cópia animada e o original projetado encontram-se frente a frente. Isso acontece quando – metalinguagem -, o mágico vê-se diante da projeção na tela de cinema. Neste filme, os diálogos funcionam mais como música do que texto; os personagens de gestos grandiosos tendendo ao exagero estão presentes, além de certa crítica à modernidade.
    Por fim, o cineasta Sylvain Chomet em As Bicicletas de Belleville expõe o sarcasmo, a fartura, o consumo, as pessoas obesas e os gangsters inescrupulosos, além da evidência objetiva do método narrativo de Field. No entanto, em O Mágico, mesmo mantendo os excessos do primeiro filme, mas agora com o desencanto, o embate entre o antiquado e o atual, a tristeza, a pobreza e a obsolescência, Chomet utiliza-se do método de Field, mas forja no observador a dúvida, através da metalinguagem e do uso de um roteiro que não o seu. Mas sim, e tão somente, seu guia.

Bibliografia

    BONA, Jose Rafael; IMME, Thiago André. Narrativa de cinema: uma análise dos conflitos que sustentam a história do filme Taxi Driver. Ano X, n. 08 – Agosto/2014 – NAMID/UFPB – http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica
    Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro Instituto Antônio Houaiss. Ed. Objetiva , 2001.
    FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996
    LIMA, Marília Xavier de. Sujeito-da-câmera X Narrador onisciente: Análise da narrativa no filme Cachê. Trabalho apresentado ao Intercom Junior, na Divisão Temática de Comunicação Audiovisual, do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2009.
    LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2005.
    MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Trad. de Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 149 2003.
    XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.