Trabalhos Aprovados 2016

Ficha do Proponente

Proponente

    ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA (UFMG)

Minicurrículo

    Doutorando em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa sobre Cinema, onde desenvolve a tese “A Trilogia do Pós-Guerra de R.W. Fassbinder: instabilidade e equilíbrio na composição das formas cinematográficas”. Realiza as atividades de pesquisa com bolsa concedida pela CAPES, sendo orientado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto Pinto Nazario (EBA/UFMG).

Ficha do Trabalho

Título

    Instabilidade e equilíbrio na Trilogia do Pós-Guerra de Fassbinder

Resumo

    Esta pesquisa analisa as concepções estilísticas promovidas pelos filmes que compõem a Trilogia do Pós-Guerra de R. W. Fassbinder. Partindo da hipótese de que tais obras agregam formas estéticas, narrativas e dramatúrgicas esquadrinhadas no limiar entre a harmonia e o descontrole, a hierarquia e a entropia, o arranjo e a desordem, o objetivo deste estudo é investigar as maneiras como a convivência e o atrito entre polaridades tão distintas demarcam as bases estruturais dessas películas.

Resumo expandido

    O cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder consolidou uma obra cinematográfica composta por mais de 40 filmes de longa e curta duração, lançados diretamente nas salas de cinema ou feitos sob encomenda para a televisão, realizados com orçamentos vastos ou reduzidos, além de ter escrito roteiros originais ou adaptados de obras literárias e teatrais, desempenhando diversas funções técnicas em grande parte de seus trabalhos. Apesar desse caráter autoral multifacetado, em apenas 16 anos de carreira construiu uma filmografia sólida e bastante prolífica, repleta de temas, abordagens e variações estilísticas concentrados, sobretudo, nas possibilidades de representação/reencenação da História da Alemanha no século XX, desvendando seus personagens (centrais e marginais), dramas e conflitos que permearam o imaginário do povo alemão durante a intensa gangorra política vivenciada pelo país.

    A presente proposta tem como fator primordial investigar os paradoxos de estruturação estilística engendrados em três filmes específicos de Fassbinder. Componentes da Trilogia do Pós-Guerra, “O casamento de Maria Braun” (1978), “Lola” (1981) e “O desespero de Veronika Voss” (1982) conseguem sintetizar e canalizar uma centelha de características essenciais que movem a filmografia do cineasta, constituída através da reunião de materialidades díspares, quase sempre fundamentadas no controle rigoroso das composições formais e na concatenação abrupta dos seus métodos de montagem, bem como nos regimes dissonantes de interpretação alinhavados por seus atores e atrizes e na configuração ruidosa agenciada pelas bandas sonoras de suas obras. Ambientados entre os anos 1940 e 1950 no território alemão repartido pelas Zonas de Ocupação ou na Alemanha Ocidental da Era Adenauer, tais filmes impulsionam uma articulação estética, narrativa e dramatúrgica perpassada pela organização estrutural da planificação das cenas e a desordem promovida pela forma como os acontecimentos narrados são evidenciados em gestos, ações, cortes e expressões que convivem em constante fricção. Sendo assim, este estudo focaliza as bases estruturais catapultadas por essas características afiguradas nos filmes, com o intuito de compreender as significações e as potencialidades estilísticas que podem emergir a partir de uma convivência conflituosa entre elas.

    Para tanto, o referencial teórico é conduzido por conceitos pertencentes à história do cinema e ao cinema moderno, enquanto a metodologia segue uma abordagem qualitativa atravessada por critérios visuais, sonoros, dramáticos e lógico-narrativos da análise fílmica. A questão do estilo e das formas de concepção estrutural promovidas por Fassbinder serão examinadas à luz de estudiosos como Elsaesser (1996), Hayman (1984), Lorenz (2000), Thomsen (1997), Watson (1996) e o próprio Fassbinder (1988) – dissecando seus procedimentos de criação cinematográfica. Por conseguinte, os pressupostos da análise fílmica serão averiguados à guisa dos critérios descritivos e analíticos desenvolvidos por Vanoyé & Golliot-Lété (2004) e Aumont & Marie (2009), trazendo-os para examinar os três filmes que compõem o corpus da pesquisa.

Bibliografia

    AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa, Portugal: Texto & Grafia, 2009.
    BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008.
    ELSAESSER, Thomas. Fassbinder’s Germany: history, identity, subject. Amsterdam University Press: Amsterdam, Holanda, 1996.
    FASSBINDER, R.W. A anarquia da fantasia: ensaios, anotações de trabalho, conversas e entrevistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
    HAYMAN, Ronald. Fassbinder film maker. Londres, Reino Unido: Weidenfeld & Nicolson, 1984.
    LORENZ, Juliane. Conversations about Rainer Werner Fassbinder. New York, EUA: Aplause Book, 2000.
    THOMSEN, Christian Braad. Fassbinder: the life and work of provocative genius. Londres: Faber and Faber, 1997.
    VANOYÉ, Francis; GOLLIOT-LETÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 2004.
    WATSON, Wallace Steadman. Understanding Rainer Wener Fassbinder: film as private and public art. Columbia/EUA: University of South Carolina Press, EUA, 1996.